Ceará registra aumento de 287% nas apreensões de entorpecentes em maio de 2023

14 de junho de 2023 - 10:25 # # #

Ascom SSPDS - Texto e fotos

O aumento também foi verificado entre os meses de janeiro e maio de 2023, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado

As ações conjuntas desempenhadas pelas Forças de Segurança do Ceará resultaram em um aumento de 287% nas apreensões de drogas em maio deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Além disso, entre janeiro e maio de 2023, foi registrado também outro dado positivo no combate às drogas no Estado: um aumento de 45,7% no número de apreensões em relação aos cinco primeiros meses de 2022. Os dados foram obtidos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Conforme os dados extraídos pela Supesp, em maio de 2023, um total de 312,25 quilos de entorpecentes foram apreendidos durante ações realizadas pelos profissionais da segurança pública no Ceará. O número representa um aumento de 287,7% em relação ao quinto mês de 2022, quando 80,53 kg de entorpecentes foram apreendidos. De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o aumento é resultado de um trabalho estratégico.

“Esse resultado positivo é fruto mais uma vez do trabalho das inteligências e do trabalho integrado das Forças de Segurança, em especial das Polícias que cuidam das divisas do estado do Ceará com os outros estados. Temos uma atuação muito forte do nosso Batalhão Especial de Polícia do Interior, conhecido como “Bepi”, que através do Comando de Operações de Divisa da Polícia Militar do Ceará, realiza um fortalecimento e incremento no trabalho das delegacias da Polícia Civil, no combate ao tráfico de drogas da Polícia Civil com as suas apreensões. Simultaneamente, contamos com as inteligências da Polícia Civil e da Polícia Militar no combate ininterrupto aos crimes no estado do Ceará, especificamente no combate ao tráfico de drogas”, concluiu ele.

Cinco primeiros meses

O balanço positivo também foi verificado nos primeiros cinco meses deste ano, quando um total de 2.319 quilos de drogas foram apreendidos. O que representa um aumento de 45,7%, quando comparado com o mesmo intervalo do ano passado, que registrou um número de 1.591 quilos de drogas apreendidos.

Apreensões

Um dos trabalhos realizados pelas Forças de Segurança resultou na apreensão de quase 150 quilos de entorpecentes. A apreensão, realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), aconteceu no dia 19 de maio na cidade de Aracati, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. A ação culminou ainda na prisão de duas pessoas.

Já no dia 27 de abril, uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Núcleo de Combate ao Crime Organizado (Nuccor) da Delegacia Regional de Crato, culminou na prisão em flagrante de dois suspeitos de tráfico interestadual de drogas. Com eles, um total de 40 quilos de drogas – divididos em 37 tabletes de maconha, dois tabletes de cocaína e um quilo de cocaína pura – foram apreendidos. A captura ocorreu após uma abordagem a um caminhão no município do Crato – Área Integrada de Segurança (19) do Ceará.