Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa acontece em junho

20 de junho de 2023 - 09:10 # # # #

Ascom Direitos Humanos - Texto e fotos

A Secretaria dos Direitos Humanos realiza uma série de ações relativas ao Junho Violeta, campanha de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. De 19 a 29 de junho, a mobilização acontece em terminais de ônibus de Fortaleza e também em shoppings da capital, em parceria com o Conselho Estadual do Idoso, com o intuito de sensibilizar a população sobre a temática.

A conscientização sobre os tipos de violência e as formas de denunciar ganham destaque durante essa mobilização. Além da violência física, pessoas idosas sofrem de outros tipos como: autonegligência, sexual, institucional, abandono, psicológica, financeira e negligência. A atividade destaca ainda os canais de denúncia, entre eles o Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, vinculado à Secretaria, e o Disque 100.

“A atenção às pessoas idosas é uma das frentes de atuação da Secretaria dos Direitos Humanos. Nós estamos mobilizados em ouvir essa população, entender quais políticas podem atender melhor às reais necessidades desse público, e realizar ações que se conectem com isso. Para começar precisamos garantir que a violência seja combatida e todos possam viver com dignidade”, destaca a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

As ações contam também com aferição de pressão e glicemia, disponibilizadas gratuitamente às pessoas idosas. A programação segue ao longo dos próximos dias nos terminais do Antônio Bezerra, Parangaba e Messejana, além dos shoppings RioMar Fortaleza, North Shopping e Shopping Parangaba, segundo programação descrita abaixo.

Programação

Junho Violeta – atividades de sensibilização

RioMar Fortaleza
Data: 20/6
Horário: 10h

Terminal do Antônio Bezerra
Data: 21/6
Horário: 8h

North Shopping Bezerra
Data: 22/6
Horário: 10h

Terminal da Parangaba
Data: 26/6
Horário: 8h

Shopping Parangaba
Data: 27/6
Horário: 10h

Terminal da Messejana
Data: 28/6
Horário: 8h

Shopping Iguatemi
Data: 29/6
Horário: 10h

Denuncie

Centro de Referência em Direitos Humanos – Dom Hélder Câmara – (85) 98956.5349;

Disque Direitos Humanos – Disque 100;

CIOPS – 190;

Delegacia de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência – (85) 3101.7595;

Defensoria Pública – Alô Defensoria – 129;

Ouvidoria Geral do Estado – 155;

Promotoria de Justiça Civil;

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.