Secretaria da Diversidade lança campanha “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia”

20 de junho de 2023 - 14:44 # # # #

Ascom Secretaria da Diversidade - Texto e Foto

A programação, em parceria com a 22ª Parada de Fortaleza, integra a Semana Estadual da Diversidade Luís Palhano Loiola e receberá autoridades do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

No mês do orgulho LGBTI+, a Secretaria da Diversidade lança a campanha “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia” com programação, de 22 a 28 de junho, em diversos espaços de Fortaleza. Estarão presentes a comitiva nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Federal, a presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, os membros do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT e os realizadores do filme “Quando Ousamos Existir”.

A campanha “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia” inaugura uma série de atividades e programas a serem desmembradas em políticas públicas para a população LGBTI+ do Estado do Ceará durante os próximos quatro anos. As ações serão distribuídas em 3 pilares de sustentação: Promoção, Proteção e Cidadania. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Sediv, em priorizar a Diversidade e o Combate à LGBTfobia.

A Secretaria da Diversidade é a primeira do Brasil com esta temática e é um marco sócio-histórico das políticas públicas para população LGBTI+. “O Ceará está em sintonia com o Governo Federal ao criar a Secretaria da Diversidade para cuidar da nossa população. O governador Elmano é comprometido com o combate a todas as formas de opressão. Iremos avançar por uma cultura de paz e de inclusão para toda população cearense, independentemente de orientação sexual e identidade de gênero”, destaca a secretária Mitchelle Meira.

A programação terá início, na quinta-feira (22), às 17h, com o lançamento oficial da campanha no Museu da Imagem e do Som (MIS). Estarão presentes os representantes da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Janaína Oliveira, Presidenta do Conselho Nacional de Combate à Discriminação de LGBT (CNCD/LGBT), Danielle Brígida, Diretora de Promoção e Defesa das pessoas LGBTQIA+, e Hiago Mendes, Coordenador Geral de Defesa das pessoas LGBTQIA+ prestigiarão as atividades. A programação também contará com Feira Empreendedora LGBT e apresentações culturais.

Na sexta-feira (23), ocorrerá a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT – CECD/LGBT Com a participação da comitiva Nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No mesmo dia, às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da secretaria da Cultura, ocorre a exibição do filme “Quando Ousamos Existir”, de Márcio Caetano e Cláudio Nascimento. O documentário retrata a história do movimento LGBT+ no Brasil e os avanços, na conquista de direitos, nos últimos 40 anos. Ao final da exibição haverá debate com os realizadores.

No sábado (24), às 17h, ocorre a 1ª Remada LGBT do Estado do Ceará, realizada pela Escola de Canoa Havaiana – Va’a com apoio da Sediv e da Barraca do Joca. A remada terá concentração na sede da escola e encerramento na Barraca do Joca. No domingo (25), a partir das 16h, ocorre a 22ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará com o tema “Vraaaaahh! Todes nas lutas por políticas públicas: por quem se foi, por quem está e por quem virá. A parada de Fortaleza é organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca e conta com apoio da Sediv.

Lançamento do Comitê de Empregabilidade LGBTI+

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade, lançará o Comitê de Empregabilidade LGBTI+ neste mês do Orgulho LGBTI+. O lançamento ocorrerá no dia 28 de junho, às 8h, no Auditório do Ministério Público do Trabalho. A iniciativa reitera o compromisso do governador Elmano de Freitas com a população LGBTI+ e estabelecerá protocolos de empregabilidade da população LGBTI+ com foco na superação da desinformação e do preconceito, criando estratégias de promoção da diversidade sexual e igualdade de gêneros.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL LUÍS PALHANO LOIOLA

22/06 (quinta-feira)

17h: Lançamento da Campanha: Ceará da Diversidade Contra a LGBTfobia.

Com a participação de autoridades nacionais da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Janaina Oliveira – Presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).
Danielle Brigida – Diretora de promoção e defesa das Pessoas LGBTQIA+
Hiago Mendes – Coordenador Geral de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Local: Museu de Imagem e Som – MIS, Rua Barão de Studart 410 – Meireles

23/06 (sexta-feira)

14h: 5° Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Combate À Discriminação LGBT – CECD/LGBT

Com a participação da comitiva Nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Janaina Oliveira – Presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).
Danielle Brigida – Diretora de promoção e defesa das Pessoas LGBTQIA+
Hiago Mendes – Coordenador Geral de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Local: Sede do Laboratório de Inovação e Dados – IRIS, no Palácio da Abolição.

19h: Exibição do filme documentário da história do movimento LGBT no Brasil “Quando Ousamos existir” direção de Márcio Caetano e Cláudio Nascimento. Cine debate ao final da exibição com a presença dos diretores do filme e comitiva nacional do Ministério dos Direitos humanos e da Cidadania

Janaina Oliveira – Presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).
Danielle Brigida – Diretora de promoção e defesa das Pessoas LGBTQIA+
Hiago Mendes – Coordenador Geral de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Márcio Caetano – Diretor do Filme
Cláudio Nascimento – Diretor do Filme
Local: Cineteatro São Luiz, Praça do Ferreira – Centro.

24/06 (sábado)

17h: 1ª Remada LGBT do Estado do Ceará

Local – Barraca do Joca, Av. Beira Mar 3101 b25A – Meireles, Fortaleza.

Concentração na Escola de Remo Vibe Va’a Clube – Ao lado do espigão do Náutico.

25/06 (domingo)

16h – XXII Parada da Diversidade Sexual do Ceará – Tema “Vraaaaahh! Todes nas lutas por políticas públicas: por quem se foi, por quem está e por quem virá”

Local: Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Há expectativa de aproximadamente 1 milhão pessoas no evento.

28/06 (quarta-feira)

8h – Criação do Comitê de Empregabilidade LGBTI+

Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho

Avenida Almirante Barroso, 466 – Praia de Iracema – Fortaleza

Sobre a Secretaria da Diversidade

Criada em 17 de fevereiro de 2023, a Secretaria da Diversidade do Ceará é um marco histórico na luta pela conquista de direitos para a população LGBTI+ no estado e no Brasil. Visa promover e executar programas, projetos e atividades voltados à efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana LGBTI+. E difundir informações sobre seus direitos por meio de um trabalho pautado na promoção, proteção e cidadania.

A Sediv também realizará ações de fomento à cultura LGBTI+ e irá promover a defesa dos direitos inalienáveis da pessoa humana LGBTI+. Receberá denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, além de dar encaminhamento às denúncias. Também promoverá e apoiará políticas públicas de empregabilidade para a população LGBTI+, em especial para as pessoas trans e orientá-las a retificarem tanto o nome quanto o gênero em seu registro civil de nascimento e registro geral.

Sobre a Semana Luís Palhano de Loiola

A Semana Estadual Luís Palhano Loiola foi instituída pela Lei 14.820/2010, de 20 de dezembro de 2010. É o período oficial da diversidade sexual no Estado do Ceará e integra o Calendário Oficial de Eventos do estado.

Campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia

A campanha do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade, tem como objetivo difundir a garantia dos direitos fundamentais de todas as pessoas LGBTI+ do estado. A iniciativa inaugura uma série de programas e ações que serão incluídos em políticas públicas para a população LGBTI+ do Estado do Ceará. As ações serão distribuídas em 3 pilares de sustentação: PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E CIDADANIA e pactuadas com diversas secretarias garantido a transversalidade do tema.

SERVIÇO

Secretaria da Diversidade lança campanha “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia”

QUANDO: De 22 a 28 de junho

ONDE: Diversos espaços de Fortaleza