Secretarias se reúnem para trabalho conjunto no âmbito da Justiça Restaurativa

21 de junho de 2023 - 09:54 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Direitos Humanos - Texto
Ascom - Povos Indígenas - Foto

Na tarde dessa terça-feira (20), a Secretaria dos Direitos Humanos mobilizou Secretarias parceiras para discutir atividades do Programa Estadual de Justiça Restaurativa. Secretarias da Diversidade, Igualdade Racial, Juventude e Povos Indígenas participaram do encontro na Casa Civil.

As ações de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz são de competência da Secretaria dos Direitos Humanos, que vem realizando atividades em busca de fortalecer essa política. As práticas são efetivas na solução consensual de conflitos e, consequentemente, facilitam o acesso aos Direitos Humanos.

“Estamos entrando nas comunidades, realizando atividades de grande valor para a população, contribuindo para que o sistema de justiça seja mais humanizado e atenda às necessidades da população. E eu tenho certeza que nós podemos nos fortalecer enquanto Secretarias do governo, nos ajudando e utilizando a Justiça Restaurativa como caminho para resolução de conflitos”, pontua a Secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Nádia de Paula, que coordena a política na Secretaria, apresentou os principais pontos que envolvem a temática para os presentes. “A Justiça Restaurativa é comunitária e nasceu das práticas ancestrais. Muitas iniciativas já aconteceram no Ceará nesse âmbito, considerando inclusive que fomos o primeiro Estado a adotar a mediação de conflitos, mas ter hoje uma política pública com esse enfoque é um marco”, celebra.

Além da titular da Secretaria dos Direitos Humanos, representaram as demais secretarias: Zelma Madeira e Mártir Silva, secretária e secretária executiva da Igualdade Racial; Juliana Alves e Jorge Tabajara, secretária e secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas; Adelita Monteiro e André Marinho, secretária e secretário executivo de Juventude; Luana Ângelo, representante da Secretaria da Diversidade.