Audiência pública para apresentar estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde é remarcada para julho

22 de junho de 2023 - 13:52 # # # #

Yanna Guimarães - Ascom Complexo do Pecém

A audiência pública que irá apresentar o estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde no Pecém, prevista inicialmente para o dia 22 de junho de 2023, foi remarcada para julho próximo. A data ainda será divulgada. A audiência foi adiada porque surgiram demandas de outros projetos estruturantes que estão relacionados à área do Complexo que precisavam ser avaliadas em razão de eventuais interferências com o estudo ambiental.

Inédito no Brasil, o estudo em questão trata do hub de H2V, que prevê a instalação de indústrias, tancagens e de um corredor logístico em uma área de cerca de 1.265 hectares no Complexo do Pecém, distante cerca de 60 km de Fortaleza. Ele foi elaborado pela MRS Estudos Ambientais, que fez amplo estudo socioambiental, além dos estudos de alternativas locacionais, sendo a área escolhida a que apresentou maiores vantagens socioambientais, operacionais e logísticas.

Após ser aprovado, o estudo de impacto ambiental do hub de hidrogênio verde dará mais segurança às empresas que vão se instalar no Complexo.

Sobre o EIA/Rima

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade. A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Rima.