CBMCE atua em missão humanitária para combate aos incêndios florestais no Canadá

25 de julho de 2023 - 13:08 # # # #

Ascom CBMCE - Texto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) é umas Forças de Segurança brasileiras que estão atuando na missão humanitária de apoio e combate de incêndios no Canadá. Representando o Estado, o capitão do CBMCE, Fábio Ximenes Plutarco, embarcou na última sexta-feira (21), rumo ao país.

Antes do embarque, o militar cearense e outros bombeiros brasileiros participaram de um treinamento sobre as situações que eles poderiam encontrar no país norte-americano. “É muito importante esse momento de integração, de trocar conhecimentos. Isso vai fortalecer o nosso trabalho que será desenvolvido no Canadá”, pontuou o capitão CBMCE, Fábio Ximenes Plutarco. Sobre o desafio no exterior, o bombeiro destacou: “Sabemos que é uma missão árdua, mas estamos confiantes de conseguir representar bem o Brasil e nossos estados dando nosso melhor e diminuindo os danos causados por esse desastre”, comentou o capitão do CBMCE, Fábio Ximenes Plutarco.

A missão humanitária é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Ao todo, 104 brasileiros especialistas em combate aos incêndios florestais viajaram rumo ao Canadá. Especialistas apontam que a temporada de incêndios de 2023 é a mais severa da história do país. Mais de 10 milhões de hectares de vegetação foram destruídos e dois óbitos foram registrados.

O bombeiro cearense e demais integrantes da comitiva chegaram ao país no último sábado (22), onde receberam mais detalhes sobre a missão e tipos de resposta a incêndios florestais no Canadá. Em seguida, se deslocaram para a localidade de Prince George, onde ocorrem as operações. Os brasileiros devem regressar aos seus respectivos estados em 24 de agosto de 2023.