Segunda Edição das Audiências Concentradas contará com serviços de atendimento ao público

7 de agosto de 2023 - 16:59 # # # #

Ascom Seas - Texto e Foto

A 5a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza deu início, nesta segunda-feira (7), no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), à segunda edição das Audiências Concentradas do Sistema Socioeducativo. Até a próxima sexta-feira (11), serão atendidos cerca de 92 jovens e adolescentes e, ao final, um total de 120 atendimentos. Paralelamente às Audiências Concentradas, pela primeira vez em Fortaleza haverá a prestação de serviços públicos, movimentando uma média de 30 pessoas por turno.

De acordo com o juiz da 5a Vara da Infância e Juventude, Dr. Manoel Clístenes, a audiência está seguindo um ritmo muito bom e acredita que até a próxima terça-feira (15) terá alcançado os 120 atendimentos previstos. “Nossa equipe está trabalhando nesse sentido na reavaliação da medida socioeducativa. Muito salutar esse trabalho”, comentou.

Serviços

Na tarde desta segunda-feira (7), por exemplo, o primeiro serviço prestado foi pela Faculdade Uninta, que enviou profissionais para atender ao público formado por familiares dos jovens, com aferição da pressão arterial e exame de glicemia. As consultas foram feitas pela doutora Ananda Vitória.

A mãe de um adolescente, ao ser atendida, disse que temia estar com a pressão alta e agradeceu o atendimento. “Muito importante esse serviço prestado. Muitas vezes a gente se esquece de checar a pressão ou fazer o exame de glicemia. Deu tudo normal para mim”, comemorou.

Nesta terça-feira (8), os trabalhos continuam na sala de reuniões das audiências, bem como os serviços oferecidos ao público. A partir das 8h, o Caminhão do Cidadão, em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), fará a prestação dos seguintes serviços: emissão de RG, CPF, CTPS Digital e Declaração do NIS. A capacidade de atendimento é para 70 pessoas.

Atualização cadastral

Já em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), será oferecido o serviço de Cadastro Único (cadastramento, atualização cadastral e declaração de NIS). Por sua vez, o IDT colocará à disposição o cadastro para encaminhamento a vagas no mercado de trabalho.

A Defensoria Pública fará atendimento jurídico para familiares dos jovens e adolescentes. A Seas está prestando assistência aos familiares e jovens com quatro coordenações: Asgec, Asdis, Coaso e Corso.