Supesp é homenageada em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará

14 de agosto de 2023 - 11:42 # # # # # # # # # # # #

Ascom Supesp - Texto e Foto

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) foi homenageada pelo seu aniversário, em cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (11/8). O evento, que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em Fortaleza, marcou os cinco anos da Supesp, ocorrido no dia 22 de maio de 2023.

A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), Samuel Elânio, representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas e do o deputado estadual Missias Dias, autor do requerimento para a realização da cerimônia, além de diversas autoridades, como o coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, e o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Leonardo Barreto.

Durante a solenidade, houve a entrega de certificados para colaboradores da instituição, que contribuíram com a missão do órgão, de fornecer às forças de segurança pública dados, estratégias e sistemas para a prevenção e o combate à criminalidade no estado do Ceará.

Na ocasião, o deputado estadual Missias Dias destacou a relevância da Supesp e a complexidade que é o trabalho desenvolvido no órgão. “Essa atividade gera uma inclusão socioeconômica muito importante, junto à população, pois temos mais detalhes da situação de criminalidade e como apontar a melhor solução. Essa aproximação com as comunidades é fundamental para o processo de qualificação dos bairros e para os gestores e tomadores de decisão da segurança”, salientou o deputado.

Integração

Para o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, apesar do seu pouco tempo de existência, a Supesp já tem uma marca importante junto a toda estrutura das Forças de Segurança: estratégia e inteligência para transformar dados e números em processo e direcionamentos investigativos e preventivos. “A Supesp está de parabéns e todos os seus profissionais, pelo trabalho sério, comprometido e integrado com as forças de segurança, que norteia nosso dia a dia e qualifica ainda mais nossa atividade”, destacou o secretário, lembrando que a Supesp já faz um trabalho essencial junto aos mais diversos setores prioritários ao Governo do Ceará, como o da igualidade racial, LGBTQIA+, povos indígenas, além de integrar o Observatório da Segurança.

Segundo o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, a transparência é uma marca fundamental para aqueles que fazem o órgão ter o respeito nacional e internacional. “Estamos profissionalizando cada vez mais esse setor tão estratégico e sensível para os gestores da segurança e, por isso, conseguimos atingir bons índices de redução da criminalidade pelo terceiro ano consecutivo com a queda dos números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Mais recentemente, tivemos redução, neste mesmo indicador, de 25% no período de janeiro a julho, comparado com o mesmo período do ano passado”, ressaltou o superintendente. O gestor fez um breve histórico do surgimento do setor da estatística na SSPDS, ainda em 2009, e como vem acontecendo essa evolução dentro dos quadros atuais da superintendência, que atualmente conta com 36 colaboradores, entre estatísticos, economistas, geógrafos, sociólogos, policiais militares e civis, educadores, administradores, entre outros.

Reconhecimento

Homenageada pela primeira vez de forma coletiva por uma instituição, os colaboradores da Supesp estavam muito gratos e felizes pelo momento. “Esse reconhecimento feito hoje pela assembleia é muito importante e gratificante para todos nós. Continuaremos firmes no trabalho de fornecer estatísticas para a elaboração de estratégias de segurança pública que tornem a vida dos cearenses cada vez melhor”, explicou o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Franklin Torres.

De acordo com o coronel Barreto Araújo, diretor da Diretoria de Estratégia (Diesp), receber essa homenagem é uma honra para todos que fazem a Supesp. “Agradeço profundamente à Assembleia Legislativa do Ceará pelo honroso certificado recebido, que tem uma importância significativa para mim e para a Supesp. Esse reconhecimento fortalece ainda mais nossa motivação em continuar trabalhando com excelência e empenho”, frisou o coronel Barreto.

Para o diretor de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Colombo Cirqueira, é um imenso orgulho representar a dedicada equipe Dipas. “Esta sessão solene, proposta pelo deputado estadual Missias Dias, não apenas celebra os feitos do órgão, mas destaca nossa responsabilidade contínua. Em cada passo que damos, é evidente o impacto do trabalho coletivo na segurança pública. Minha gratidão por confiarem em mim neste momento crucial”, destacou o diretor.

Na Gerência Financeiro Administrativa (Gefin), o sentimento é de gratidão. “É uma valorização muito significativa e bastante gratificante esse reconhecimento de um trabalho sério e organizado que a Supesp vem fazendo para o bem-estar da população cearense”, disse a gerente da Gefin, Sheiliane Luz.

A solenidade contou com a participação de diversos representantes das forças de segurança, como o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira; o perito geral adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Átila Einstein; o subcomandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vineimar Ferreira; o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegado Otávio Coutinho; e o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), coronel Darley Oliveira. Também estiveram presentes a secretária da Secretaria da Diversidade, Michele Meira; o cientista chefe de Dados do Governo do Ceará, José Soares de Andrade, e o superintendente substituto da Agência Brasileira de Inteligência no Ceará (Abin), André da Rocha Lima.