Lei Maria da Penha é tema de palestra na Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza em razão dos 17 anos de criação da lei

19 de agosto de 2023 - 11:02 # # # #

Morgana Cruz - Texto
José Wagner - Fotos

Dando continuidade as ações que integram a campanha #AgostoLilás e em alusão ao aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha, a Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza recebeu cerca de 150 convidados para a palestra “Lei Maria da Penha: Fortalecendo as políticas públicas para o enfrentamento a violência contra a mulher”. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no auditório da casa e contou com a presença de diversas representantes de entidades públicas movimentos populares que atuam na prevenção e combate à violência contra a mulher.

Kamile, Lívia e Fabrícia fazem parte do Núcleo da Acolhimento Humanizado às Mulheres em situação de Violência na Universidade – NAH, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e hoje participaram do evento na Casa da Mulher Brasileira. Para elas, a palestra é de extrema importâcia para integrar ainda mais a sociedade e as instituições que combatem a violência doméstica.

Para Fabrícia Oliveira, que é assistente social e atualmente faz estágio no NAH, a palestra contribui para o debate em torno da temática de combate a violência contra a mulher. “Certa vez, ouvi em uma outra palestra que tem alguns assuntos na nossa sociedade que a gente precisa desenhar. E esse é um deles. A violência contra a mulher é um fenômeno tão antigo, tão atual e tão contínuo que a gente precisa estar o tempo todo fomentando esse debate, falando sobre a lei, falando sobre essa rede de atenção à mulher. Precisamos estar o tempo todo debatendo e desmistificando alguns preconceitos, alguns tabus que existem em torno desse fenômeno, que envolve também a questão de saúde mental”, disse.

A secretaria executiva de enfrentamento à violência contra a mulher da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade, reforçou o comprometimento do Governo do Estado no combate a violência. “O Estado do Ceará está comprometido com a garantia dos nossos direitos. Está comprometido com a proteção do direito mais fundamental que nós temos, que é o direito à vida. Além de manter esta casa, o governo do Ceará ampliou o número de equipamentos criando a Casa da Mulher Cearense. O Ceará é o único do Brasil que tem três equipamentos estaduais próprios. O esforço em ampliar a rede de proteção é contínuo e em breve teremos mais novidades”, disse a secretária executiva.

Já a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, Daciane Barreto, lembrou a trajetória de luta no avanço da criação de mecanismos e equipamentos que garantam a proteção das mulheres. “ Foi a partir da nossa união e luta, que é uma luta coletiva, e, que até hoje é fundamental para o avanço das nossas conquistas, nós começamos a garantir políticas públicas. Hoje o Ceará é referência no combate a violência contra a mulher. Desde 1986 estamos na luta, quando conseguimos criar a primeira delegacia de defesa da mulher e o conselho cearense da mulheres. E nós devemos seguir assim: cada dia mais unidas. A luta nunca foi fácil, a luta não será fácil. E quando a gente começa a percorrer essa estrada,a gente percebe que é uma estrada repleta de espinhos e de muitas rosas”, disse Daciane.

A palestra foi ministrada pela doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Celecina de Maria Veras Sales e teve como mediadora a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza, Daciane Barreto. Ainda no evento, Bárbara Pereira e Jáderson Teixeira realizaram uma apresentação cultural.