Semace preside audiência pública sobre implantação de Complexo Solar Fotovoltaico em Russas

20 de agosto de 2023 - 10:15 # # # #

Ascom Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) presidiu, na última quinta-feira (17), uma audiência pública para apresentar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha, que será instalado no município de Russas. A audiência aconteceu na EMEIEF Francisco das Chagas Lima, localizada na zona rural de Russas.

A audiência foi presidida por Emanuelle Leitão, diretora de Licenciamento da Semace, que contou com a presença do secretário do Meio Ambiente de Russas, Elton Golçalves, do diretor técnico da Athus Ambiental, responsável pelo desenvolvimento do projeto, Davi Landim, e de Roseli Doreto, diretora da Energybras Energias Renováveis.

O Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha é de interesse da empresa Energybras Energias Renováveis, dedicada a projetos com fontes de energia renovável. O empreendimento abrange uma área de 399,4773 hectares e tem como objetivo gerar energia elétrica a partir do sol. Cada usina terá uma capacidade de 41,24 MW, totalizando uma capacidade de geração de energia de 164,98 MW.

“A audiência é uma das etapas essenciais do processo de licenciamento ambiental. Além disso, a equipe técnica da Semace está empenhada em avaliar o EIA/RIMA. Após a conclusão da análise técnica, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) avaliará e se aprovado o projeto, em seguida, a licença prévia seja concedida”, afirmou Emanuelle Leitão.

A audiência pública foi transmitida pelo canal do Youtube da Semace e está disponível para visualização.