Semace apresenta Estudo de Impacto Ambiental da maior planta de dessalinização da América Latina

27 de agosto de 2023 - 08:16 # # # # #

Ascom Semace - Texto e foto

Na última sexta-feira (25), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) apresentou o Estudo de Impacto Ambiental e seu Relatório (EIA/Rima) da planta de dessalinização de Fortaleza, Dessal do Ceará, em audiência pública. O superintendente da autarquia, Carlos Alberto Mendes Júnior, presidiu o evento, que contou com a participação de líderes comunitários, órgãos ambientais, sociedade acadêmica e civil.

A audiência foi organizada pelo consórcio Águas de Fortaleza e pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e aconteceu no Clube Sindissétima, no bairro Vicente Pizon, em Fortaleza. Diversas autoridades participaram da audiência, como o presidente da Cagece, Neuri Freitas, a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), Vilma Freire, o representante da Marquise, Edinei Mendes Silva, o superintendente da ACFor, Paulo Henrique Lustosa, entre outras.

O superintendente da Semace explicou que a audiência pública é uma etapa do processo de liceciamento.“Essa é uma etapa muito importante, na qual nós escutamos a comunidade. Não é algo que fazemos simplesmente porque é uma exigência, mas sim porque as observações aqui levantadas serão consideradas na nossa análise técnica dentro desse tripé, que nós julgamos do desenvolvimento sustentável, onde as partes social, econômica e ambiental têm que estar equalizadas dentro desse processo”, destacou.

A Dessal do Ceará é um projeto estratégico para a diversificação da matriz hídrica do estado, com um investimento total de R$ 3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. A planta de dessalinização da capital será a maior da América Latina, com capacidade de produção de 1m³ (mil litros de água) por segundo. Estima-se que o sistema seja construído nos próximos dois anos (2024 e 2025), beneficiando cerca de 720 mil pessoas e garantindo o abastecimento seguro de Fortaleza.