Para além da responsabilidade fiscal, o programa Sua Nota Tem Valor impacta sociedade por apoio a instituições

2 de setembro de 2023 - 10:26 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Rosane Gurgel e Thiara Montefusco - Casa Civil - Fotos

O Sua Nota Tem Valor já entregou cerca de R$ 17,48 milhões em prêmios distribuídos entre 490 pessoas e 386 instituições sem fins lucrativos

“Um papel de educar, preparar essas crianças, incentivar, apoiar, elevar a autoestima para que essas crianças possam sonhar e terem mais oportunidades”. É assim que Edméa Frota, coordenadora da Associação Beneficente do Parque do Cocó, descreve o trabalho da ONG, uma das instituições ajudadas pelo programa Sua Nota Tem Valor.

Atuando, há quase 30 anos, junto aos jovens da Comunidade dos Trilhos – considerada uma das carentes de Fortaleza -, a associação segue a missão de manter os jovens, que vêm de uma situação de vulnerabilidade e muitas vezes de uma família desestruturada, sonhando. O que começou como uma forma de dar reforço escolar aos alunos da área passou a ser muito mais para crianças e jovens de 0 a 15 anos. Com a associação – no contraturno da escola – há reforço escolar, aulas de arte, música, dança e esperança de dias melhores.

“Além dessas atividades que complementam a educação que os pais às vezes não conseguem dar na escola, porque a maioria das nossas crianças são de famílias bem desestruturadas, a gente ensina valores. A questão do respeito, da valorização da escola, do meio ambiente, a questão do bullying, a questão da diversidade para que não haja esses preconceitos e tantos outros valores que são necessários para a formação e o desenvolvimento da criança tanto emocional quanto intelectual. A gente também tem apoio psicológico, médico, de nutricionista”, comenta Edméa.

A associação é uma das 510 instituições vinculadas ao programa Sua Nota Tem Valor, do Governo do Ceará, e gerido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com o compromisso no sentido da educação fiscal, o Sua Nota Tem Valor atua para além dessa área. O programa é uma ponte entre o cearense – que ajuda a deter sonegação de imposto – e entidades beneficentes que precisam de apoio para continuar dando suporte para aqueles que mais necessitam.

Para Jonilma Maia, gestora do Programa, essa parceria estabelecida entre o estado e a população gera melhorias significativas para a sociedade e é uma ação direta de educação fiscal. “Por meio dela, nós trabalhamos para permitir que o cidadão seja muito mais consciente sobre os seus deveres e direitos e se torne um ser muito mais participativo na sociedade”, destaca.

No Sua Nota Tem Valor, a cada cupom fiscal pedido e cadastrado com CPF é uma oportunidade de ganhar prêmios em dinheiro para o cidadão e para uma instituição que o mesmo apoie. O programa contabiliza, desde a criação em 2020, a entrega de cerca de R$17,48 milhões em prêmios, distribuídos entre 490 pessoas e 386 instituições sem fins lucrativos.

Importância do programa

“O Sua Nota Tem Valor é o que está nos sustentando”. Essa foi a frase usada pela professora Cristiane Justa, presidente da ONG Abrace (Amigos e Benfeitores Reabilitando Animais no Ceará).

Com mais de uma centena de animais para salvar e abrigar, a professora pontuou que o benefício que recebe mensalmente da campanha é o que tem arcado com custos como ajuda aos lares temporários que mantém umas parte dos animais salvos; aluguel e contras essenciais – como água e luz – duas residências onde estão abrigados animais; salário de funcionários da ONG; contas de clínicas veterinárias; compra de ração para o animais e outros tantos gastos necessário para continuar salvando a vida de animais abandonados.

“Sem o Sua Nota Tem Valor a gente não teria a mínima condição de continuar em 2023”, ressaltou Cris, após listar as contas da associação. “Então, nós somos muito agradecidos, né? Demais. Principalmente por todo apoio que o Governo [do Ceará] tem nos dado através da Sefaz. A equipe da Sefaz, que também tem sido providencial, e os apoiadores que têm acreditado na gente”, completou.

Os apoiadores ao qual Cristiane se refere são aqueles que fazem a inscrição no programa Sua Nota Tem Valor e adotam uma instituição sem fins lucrativos que concorre juntamente com ele aos sorteios em três grandes áreas exclusivas, considerando as regiões do planejamento e da sua população estimada conforme o IBGE, de modo a garantir uma aproximação do mesmo tamanho da população em cada uma dessas três áreas:

Área 1: Grande Fortaleza, Litoral Oeste/Vale do Curu
Área 2: Litoral Norte, Serra da Ibiapaba, Sertão do Inhamuns, Sertão dos Crateús, Sertão de Sobral, Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe.
Área 3: Cariri, Centro Sul, Serão de Canindé, Sertão Central e Litoral Leste.

Edméa Frota também enfatiza a importância do programa para o desenvolvimento diário das atividades na Associação Beneficente Parque do Cocó. “Esse programa nos apoia de uma forma maravilhosa. Primeiro, ele nos deu condições de alugar mais duas salas, uma onde funciona aos sábados o clubinho da leitura e nas sextas-feiras funciona a aula de dança; e uma sala anexa onde funcionam cursos e aulas de artesanato, mais uma forma de geração de renda para as famílias e de acolher as mães das nossas crianças também. Com esse dinheiro mensal que recebemos do programa Sua Nota Tem Valor, nós podemos ampliar nossos serviços. É de fundamental importância”, conta Edméa.

De encontro com esse pensamento, a servidora fazendária Jonilma complementa que é gratificante ver o impacto social positivo que essa iniciativa estadual proporciona. Entusiasmada, ela compartilha a satisfação de constatar que o Programa transforma diferentes realidades e complementa: “o nosso dever como servidores públicos é exatamente tentar mudar a realidade do nosso povo pra melhor”.

Fazer a diferença

Chegar a quem mais precisa e na hora que mais precisam é uma trabalho árduo, mas que toca profundamente quem realiza. Edméa, nesses anos de atuação, acredita que conseguiram fazer a diferença na vida de algumas crianças e jovens, e isso é o mais importante da trajetória.

“A gente está desenvolvendo esse trabalho com as crianças e pré-adolescentes aqui da comunidade, um lugar que tem uma carência enorme de equipamentos. Então, com os recursos do Sua Nota Tem Valor, a gente pode desenvolver atividades e ações que incentivam essas crianças. O estudo, o valor da escola, e a enquanto isso a gente pode apoiar as famílias no sentido social mesmo, no sentido de matar a fome, de suprir as famílias com coisas assim. Por exemplo, às vezes tem família que ganha uma cesta básica, mas não tem o dinheiro pro gás”, ressaltou. “Assim, além do trabalho em si com as crianças nessa área educativa e social, de preparar melhor essas crianças pra vida, pra serem cidadãos, para tirar da rua, nós atuamos para uma expectativa melhor de ascensão, de trabalho, e de chegar cada vez mais no no ensino médio ou quem sabe numa faculdade”, completou.

Segundo Cristiane, da ONG Abrace, “salvar vidas vicia” e essa é uma das razões que luta diariamente pela vida de animais que sofreram maus tratos e sabe que existem outras pessoas que sentem o mesmo que ela, e apoiam a causa.

“Para mim [a causa] é tudo, né? Eu nasci já fazendo esse trabalho. Eu digo que minha babá era uma cadela, que foi resgatada pela minha mãe. Porque a minha mãe já fazia esse trabalho de recuperação de animais, do jeito dela, mas fazia. Então cresci no meio disso, e o meu desejo é fazer diferença na vida dos animais, é a minha motivação de vida e é no que acredito. É o que minha amiga me disse uma vez, que salvar vidas vicia. E vicia mesmo. Depois que você salva a primeira, você só pensa em fazer mais e mais”, concluiu Cristiane.

Salvar vidas vicia

Nino – um cachorrinho simpático de sete anos, que vive na casa da coordenadora da ONG Abrace, Cristina Pacheco, e está em busca de uma família que lhe adote – é uma dessas vidas salvas pela Abrace. Depois de ser resgatado na casa de tutores – que o deixaram amarrado no quintal, levando sol e chuva -, o cãozinho chegou ao lar temporário sem pelos, com a pele rachada, muito magro, cheio de traumas e chegou até mesmo a ser desenganado pelos veterinários.

“Hoje está aqui o Nino, vivo, lindo, amoroso, não dá trabalho. No começo ele tinha medo de sair na rua, de pessoas, mas hoje, basta saber que vai passear que fica todo animado”, contou Cristina. “É gratificante fazer parte de histórias assim. É maravilhoso poder ajudar e encontrar uma família para esses serzinhos”, finalizou.

Sua Nota Tem Valor

Para fazer parte, o consumidor deve se cadastrar no site específico ou no aplicativo Ceará App, pela aba Sua Nota Tem Valor. A ferramenta está disponível para download gratuito nas lojas Play Store (sistema operacional Android) e App Store (sistema IOS).

Logo depois, é só preencher um cadastro, pelo app, e pronto. Dali em diante, todas as vezes em que você pedir seu CPF na Nota Fiscal, automaticamente, os pontos são registrados para o programa, beneficiando um sistema tributário e proporcionando uma sociedade mais justa.