UP-Itaitinga4 está com novas salas de aula construídas por internos

4 de setembro de 2023 - 17:20 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-CE), inaugurou, último dia 30, quatro salas de aula na Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-Itaitinga4).

A construção das salas de aula foi realizada por 400 internos de cursos ligados à construção civil, através do projeto Sou Capaz. O projeto é financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). A obra contou com a participação de internos profissionais das áreas de pedreiro de alvenaria, eletricista, gesseiro, pintor, bombeiro hidráulico e serralheiro. Cada sala de aula recebeu o serviço de 160 internos por turno, sendo 480 pessoas privadas de liberdade beneficiadas com acesso a aulas regulares nos ensinos de alfabetização, ensino fundamental e médio na unidade prisional.

De 2019 a 2022, a SAP capacitou 1.261 internos somente nesta unidade. Ao todo, foram capacitados mais de 23 mil pessoas privadas de liberdade. O “Sou Capaz” continua em execução para a conclusão da construção de mais 4 salas de aula na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2).

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, ressalta a importância da educação dentro do sistema prisional. “Estamos colhendo bons resultados. São mais quatro salas, ou seja, mais pessoas aprendendo, adquirindo conhecimento e construindo um futuro melhor. Gostaria de agradecer a todos os parceiros, ao governador Elmano de Freitas por acreditar cada vez mais no sistema prisional do Ceará e principalmente aos policiais penais por toda logística para que esses projetos sejam possíveis de acontecer”, disse.

A secretária da educação do estado do Ceará, Eliana Estrela, parabeniza o trabalho que está sendo desenvolvido dentro do sistema prisional cearense. “O secretário Mauro é o nosso maior entusiasta. Pois está sempre trazendo excelentes oportunidades para as pessoas privadas de liberdade. São mais quatro salas de aulas que irão complementar e proporcionar ainda mais educação para aqueles que almejam um futuro melhor”, afirma.

O Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, fala sobre a parceria. “São praticamente 5 anos de parceria e aqui estamos em mais uma inauguração de sucesso. Estamos inaugurando salas de aulas, anteriormente foram galpões de trabalho e em um futuro próximo, a nossa primeira escola de tempo integral, também construída pelos alunos e internos do sistema prisional através dos cursos do Senai. É uma honra trabalhar com vocês”, disse.

Projeto Sou Capaz

O Projeto Sou Capaz vem sendo desenvolvido desde 2019 e tem como objetivo construir ambientes educacionais e galpões de atividades laborais dentro das unidades prisionais. Além disso, o projeto visa fomentar a ressocialização e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, possibilitar a remição da pena e proporcionar uma mão de obra qualificada para realizar manutenções nos estabelecimentos penitenciários.

Todos os cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) são de qualificação profissional e possuem carga horária entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde.

Na Construção Civil, os cursos ofertados são de Eletricista Predial, Pedreiro, Instalador Hidráulico, Pintor e Gesseiro. Os internos também estão sendo qualificados em cursos dos segmentos metal mecânico, refrigeração, madeira e mobiliário, automotivo, alimentos e vestuário.