Retirada da vacinação contra Febre Aftosa é tema de audiência pública com produtores e lideranças no Vale do Jaguaribe

5 de setembro de 2023 - 15:12 # # #

Ascom Adagri - Texto e foto

Uma audiência pública com os produtores da Região do Vale do Jaguaribe e representantes de instituições públicas e privadas debateu o Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa e as ações estratégicas para retirada da vacinação nos estado. O Programa foi elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No Ceará ele é coordenado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), com apoio de órgãos parceiros ligados ao setor do agronegócio. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (4), em Jaguaribe.

O foi organizado pela Adragri, em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), atendendo ao requerimento de autoria do deputado estadual De Assis Diniz. Mais de 60 produtores e representantes do setor participaram do encontro.

Segundo o diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, apesar do avanço para o status sanitário de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, o estado ainda sofre perdas econômicas e sanitárias por conta da doença. “O desafio agora é nos tornarmos um estado Livre da Febre Aftosa sem Vacinação. E o Plano Estratégico é o nosso balizador. Com engajamento de todo o setor vamos cumprir ações propostas e os desafios para alcançarmos esse status junto ao Mapa”, ressalta Amorim Sobreira.

As quatro ações definidas pelo Mapa dentro do documento são: Interação com as partes interessadas no programa de prevenção da Febre Aftosa; Ampliação das capacidades dos serviços veterinários; Fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal e a realização de transição da zona livre com vacinação para sem vacinação no país.

Para o deputado De Assis Diniz, o debate é “primordial” para divulgar e engajar os criadores e entes parceiros na execução do Plano Estratégico. Para ele, a retirada da vacinação contribui para a economia de custos com vacina, de despesas públicas e privadas e a “abertura de mercados para todo o Brasil e exterior, a preços reais. E ara o Estado, custos com divulgação de ações com deslocamento de servidores fiscalizando vacinações, assistindo e realizado vacinações oficiais”, conclui.

Outros quatro audiências públicas serão promovidas pela Alece em parceria com a Adagri, ainda neste ano. Os encontros acontecerão nos municípios de Sobral, Iguatu e Tauá. As datas serão divulgadas posteriormente.

Participaram também do evento coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio, o assessor técnico, Tito Carneiro, e os auditores fiscais da Unidade Local da Adagri em Jaguaribe, Hendel Rocha e Dinara Aires.