Coema aprova implantação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém

6 de setembro de 2023 - 10:32 # # #

Ascom Semace - Texto e foto

Foi aprovada a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém durante a 309ª reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), realizada nessa terça-feira (5), no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A votação teve 20 votos a favor, quatro contra e uma abstenção. Além disso, o projeto do Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha também foi aprovado com 22 votos a favor e três abstenções.

A reunião, presidida pelo superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, e o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, contou com a presença de conselheiros e outras autoridades.

Carlos Alberto Mendes destacou que o Ceará faz história de forma planejada e organizada. “O projeto utilizará uma área de Zona de Processamento e Exportação (ZPE) destinada para as usinas do hidrogênio verde. As empresas terão a oportunidade de iniciar o processo na etapa de licença de instalação, visto que todo estudo da área foi realizado, EIA/Rima foi aprovado com mais de 25 planos e programas para mitigação dos impactos ambientais, além de potencializar os impactos positivos. A próxima etapa será a disponibilização da licença prévia para que as empresas interessadas possam protocolar seus processos na fase de instalação”, ressaltou.

Vídeo do superintendente da Semace sobre aprovação do projeto: https://we.tl/t-uLWSZS0fZ1

Durante a reunião híbrida, também foram apresentados e debatidos projetos para a criação da Câmara Técnica Permanente de Educação Ambiental do Coema – CTPEA, Complexo Eólico Ventos de Acaraú e Complexo Fotovoltaico Arapuá. No entanto, devido aos pedidos de vistas, conforme regimento interno, os projetos serão analisados na próxima reunião do conselho.

A reunião está disponível no canal do YouTube da Semace.