Arce alinha universalização do esgotamento sanitário com Cagece e Ambiental Ceará

21 de setembro de 2023 - 15:11 # # # #

Ascom Arce - Texto

Na manhã desta quinta-feira (21), a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) esteve reunida com integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Ambiental Ceará, empresa responsável pela universalização, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), dos serviços de esgotamento sanitário em 24 municípios cearenses, até 2033. O objetivo do encontro é a apresentação dos investimentos no Estado, durante os 30 anos de contrato abrangidos na PPP.

Na oportunidade, o presidente da Agência Cearense, Hélio Winston Leitão, e os conselheiros Jardson Cruz, João Gabriel Rocha e Matheus Teodoro receberam o presidente da Cagece, Neurisangelo Freitas, o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, e demais diretores. Winston deu início à reunião, enfatizando a importância do diálogo entre as entidades durante toda a realização dos trabalhos. “Estamos falando da maior PPP do Brasil e do reflexo positivo dessa ação na vida de milhares de cearenses. Precisamos de um planejamento sólido e muito bem alinhado”, frisou o Chefe do Ente Regulador.

Na sequência, Neurisangelo Freitas reafirmou o compromisso da Cagece com os trabalhos relativos à universalização do esgotamento sanitário. “Ao longo dos 30 anos de contrato, serão investidos 19 bilhões de reais nas 24 cidades atendidas pela PPP. Trata-se de uma margem de 4,3 milhões de pessoas que serão beneficiadas”, salientou Freitas.

Logo em seguida, André Facó assumiu a fala compartilhando um dado importante: atualmente, cerca de 100 milhões de brasileiros sofrem com o esgotamento sanitário. Ainda conforme o Diretor-Presidente da Ambiental Ceará, nos primeiros dez anos de contrato, a expectativa é que 90% da população tenha cobertura garantida em esgotamento. “É necessário, sobretudo, realizar um trabalho de conscientização. Portanto, é imprescindível entender culturalmente cada região, para sabermos a melhor forma de estimular a adesão do público. Esse é o grande diferencial. Saneamento, hoje, é prioridade, e tem que ser sempre”, concluiu Facó.

Ao fim das apresentações, houve um momento para esclarecimento de dúvidas, do qual fizeram parte o coordenador econômico-tarifário, Mário Monteiro, e os analistas de regulação, Alceu Galvão e Alexandre Caetano. Pela Cagece, também esteve presente o diretor de PPPs, Luciano Arruda, e, pela Ambiental Ceará, estiveram o diretor de operações, Fernando Lima, e a diretora de relações institucionais, Águeda Muniz.