Celebrando a inclusão: SSPDS comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com projetos sociais e unidades especializadas

21 de setembro de 2023 - 12:50 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Esse é o objetivo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, instaurada no Brasil em julho de 2015. Dez anos antes, foi instituído no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste 21 de setembro.

Visando garantir os direitos das pessoas com deficiência no estado do Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas vinculadas – Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) -, conta com projetos sociais e unidades especializadas para o atendimento a esse público, sempre de forma humanizada e acessível.

CãoTerapia – Heróis de 4 patas

Potencializar a aprendizagem e proporcionar um ambiente agradável de convívio com o público para crianças e adolescentes com deficiência. Esse é o principal objetivo do projeto “CãoTerapia – Heróis de 4 Patas”, idealizado e executado pelo Centro de Treinamento e de Desenvolvimento Humano (CTDH), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), através da Companhia de Busca com Cães (CBCães). Além do árduo trabalho de salvamento e resgate de vidas em ambientes hostis, os cães do Corpo de Bombeiros Militar atuam, também, em atendimentos educacionais e tratamentos terapêuticos.

Para isso, os cães designados para o “CãoTerapia – Heróis de 4 Patas”, são classificados como terapeutas. O que significa que os animais são adestrados, passam por diversos treinamentos, e possuem um comportamento adequado para a interação com as crianças e adolescentes. Além disso, o CBMCE mantém um rigoroso protocolo sanitário e de higienização, sempre antes de qualquer contato com o público.

O projeto CãoTerapia realiza visitas a escolas, faculdades, hospitais e instituições sociais que atendam crianças e adolescentes com deficiência, que tenham interesse em receber a visita dos cães de resgate da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do CBMCE. Para isso, é necessário se inscrever, gratuitamente, através do e-mail caoterapiacbmce@gmail.com. As visitas às instituições acontecem três vezes por semana, conforme o agendamento prévio com a equipe do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Centro de Equoterapia

O relacionamento e interação das pessoas com os animais também está presente no Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que em junho deste ano completou 28 anos de trabalhos voltados para o desenvolvimento humano e social de pessoas com deficiência, de seus familiares e dos policiais que participam do projeto. O Projeto Social da Cavalaria da PMCE, pertence ao Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont). Cada sinal de desenvolvimento visto nas crianças atendidas, é motivo de celebração para o coordenador do projeto.

“Através dos projetos sociais que são ofertados pela Polícia Militar, na equoterapia, especificamente, nós temos uma grande aproximação dessas famílias com a Polícia. E nós vemos os relatos das crianças e dos pais. Desde o primeiro atendimento de cada pai, de cada responsável que chega aqui e fala da melhoria dos seus filhos. É muito gratificante esse reconhecimento por parte da população e por parte das famílias ali, essa melhoria, essa qualidade de vida que a gente consegue ofertar através do projeto, através do cavalo para essas famílias”, afirmou o coordenador do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente Leonardo Moura.

O atendimento é realizado de segunda a sexta, sempre no período da manhã, com foco no atendimento para crianças de dois a 12 anos – com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, paralisia cerebral, síndrome de Angelman e mielomeningocele -, além de outros pacientes, principalmente policiais militares em recuperação fisioterápica. Para participar, os pais ou responsáveis pelas crianças devem realizar a inscrição na sede do regimento, que fica na Av. Washington Soares, 7250, Cambeba, ou procurar as redes sociais do projeto. Além disso, as crianças passam por uma avaliação, que é realizada pela equipe multidisciplinar do Centro de Equoterapia.

Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD)

Para além dos projetos de inclusão e tratamento terapêutico, a luta das pessoas com deficiência abrange, também, a esfera judiciária. Desta forma, visando atender a esse público específico, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) conta com o trabalho da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD). Em agosto deste ano, a delegacia especializada, que trabalha frente às denúncias tendo como vítimas os dois públicos vulneráveis, completou cinco anos desde a sua criação. O principal destaque, para a delegada adjunta da unidade da PC-CE, vai para o trabalho realizado pelos policiais civis.

“É necessário, além da especificidade do conhecimento, também o preparo dos policiais para que eles compreendam, para que eles atendam, e que o trabalho realizado por eles mantenha a qualidade”, afirmou a delegada adjunta da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD), Jeovania Holanda. “Eu fico muito feliz de poder contribuir com esse nicho de brasileiros, que é um nicho significativo de pessoas extremamente preparadas, de pessoas que têm as suas vidas rotineiras, que trabalham, que têm seus filhos, mas que por conta de determinadas restrições, se não houver um trabalho especializado para atendê-las, pode comprometer seus direitos fundamentais, como o direito à justiça, o direito à liberdade, o direito à igualdade e o direito à honra”, concluiu a delegada.

A Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD), que pertence ao Departamento de Proteção ao Grupos Vulneráveis (DPGV), está localizada no Complexo das Delegacias Especializadas (Code), da PC-CE, que fica na Rua Professor Guilhon, 606, Aeroporto. O atendimento ao público é das 8h às 17h. Para o relato de crimes contra pessoas com deficiência, a população pode fazer denúncias via Disque 100, que é o canal de denúncias dos Direitos Humanos. As pessoas também podem denunciar diretamente à delegacia especializada pelo telefone (85) 3101-2496 ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Serviço

Projeto “CãoTerapia – Heróis de 4 Patas” – Inscrição gratuita através do e-mail caoterapiacbmce@gmail.com

Projeto Equoterapia – Inscrição gratuita na sede do regimento, que fica na Av. Washington Soares, 7250, Cambeba

Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) – Rua Professor Guilhon, 606, Aeroporto. Denúncias pelo telefone (85) 3101-2496 ou pelo e-mail dpipd@policiacivil.ce.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos.