Em palestra sobre Valorização à Vida, psicóloga convida à reflexão sobre cuidados diários com a saúde mental

22 de setembro de 2023 - 16:27 # # #

Ascom PGE - Texto e fotos

No setembro amarelo, PGE-CE recebeu a psicóloga Thaís Sousa Silva Belo da Fonseca

Em uma tarde de reflexão e sensibilização, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) promoveu a palestra ‘Valorização da Vida’ em apoio ao Setembro Amarelo, com a psicóloga Thaís Sousa Silva Belo da Fonseca. O evento foi realizado na última quinta-feira, 21 de setembro.

Thaís apresentou uma pergunta crucial: Quando foi a última vez que paramos para questionar nossa saúde mental e a daqueles que caminham ao nosso lado no mundo do trabalho? Muitas vezes, a automação e a busca incessante por produtividade obscurecem a importância do equilíbrio emocional, que é a pedra angular do sucesso, lembrou a palestrante.

“Se você não sabe a hora de parar, seu corpo lhe dirá”, destacou a psicóloga, lembrando que os sintomas físicos muitas vezes são um eco da ansiedade ou de problemas não resolvidos. Ela convidou os servidores e colaboradores a um momento de desacelerar e refletir sobre os sentimentos, fortalecendo os laços com a vida. A palestrante é graduada em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), co-fundadora e colaboradora do Laboratório de Análise do Comportamento-Ceará (LACCE-UFC).

Com a presença do procurador-geral, Rafael Machado Moraes, que enfatizou a necessidade de criar mais momentos como este para quem trabalha na PGE, e da secretária-geral da PGE-CE, Giacomina Borrini, que compartilhou os objetivos do programa Qualidade Vida no Trabalho e apresentou o Comitê que o integra.

Falar sobre o Setembro Amarelo convida a discutir um tema importante e muitas vezes tabu. A gestão da PGE-CE propõe que essa conversa seja mantida para lembrar que a vida é valiosa e que cuidar da saúde mental é fundamental.

Setembro amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que vem sendo feita anualmente. Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

A PGE-CE reforça a importância de o assunto ser abordado sem estigmatização para esclarecer que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise devem buscar ajuda. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

A Procuradoria-Geral conta com o espaço de escuta terapêutica com a atuação de uma psicóloga. Visando aprimorar a gestão e o desenvolvimento de pessoas, implementou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. A Portaria n°27 de 2023, publicada no dia 6 de junho, estabeleceu os objetivos e diretrizes desse programa, que integra o planejamento estratégico da instituição para o biênio 2022-2025.

O Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho da da PGE conta com as seguintes integrantes: Syene Belo da Fonseca, coordenadora, Edna Moura, Aparecida Braz, Íris Oliveira e Vânia Simões, servidoras.