Rodas de conversas nas periferias promovem cuidados com a saúde mental de famílias em vulnerabilidade

26 de setembro de 2023 - 12:55 # # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - Ascom SPS - Fotos

As doenças mentais podem ser tanto consequências de problemas socioeconômicos, como fatores que contribuem para a perpetuação das desigualdades sociais. O Observatório das Desigualdades destaca que o desemprego, pobreza, falta de moradia e discrimanação são alguns fatores determinantes para o nível da saúde mental de um indivíduo.

“Quando falamos do público atendido em nossos equipamentos sociais como Complexos Mais Infância, ABC’s e Centro Comunitários, estamos falando, em grande maioria, de uma população em situação de vulnerabilidade. Muitas das pessoas das comunidades que atendemos ainda estão expostas a situações de violência cotidiana, de riscos sociais que influenciam diretamente na saúde mental delas”, destaca Onélia Santana.

A gestora reforça que é dentro desse contexto social que são pensados e desenvolvidos os trabalhos nos equipamentos da SPS. “Abrimos espaços de trocas, onde as pessoas se sintam acolhidas e possam falar sobre seus problemas sem medo de julgamentos. Nas rodas de conversas, temos muitas mães que já chegam sobrecarregadas pela rotina diária, bem como adolescentes e crianças vivenciando situações de desafio do próprio desenvolvimento e também de seu entorno”, reitera Onélia Santana.

A coordenadora do programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, ressalta que o Setembro Amarelo é um lembrete para os cuidados que devemos ter com a saúde mental em todo o resto do ano. “A depressão e os outros transtornos psicológicos devem receber atenção e tratamento adequados sempre. Quando a gente entra na realidade das periferias é muito claro que para as mães que têm triplas jornadas de trabalho, fica mais difícil conciliar a rotina delas com os cuidados com a saúde mental. É então, a partir desse desafio que vamos realizando rodas de conversas e ensinando pra elas sobre autocuidado. Às vezes, um banho mais demorado ou simplesmente reservar um tempinho para ir a um lugar onde elas se sintam bem ou até mesmo praticar alguma atividade física pode ajudar na recuperação da autoestima e também auxiliar no processo de recuperação da saúde mental, pois tudo isso faz parte de uma rotina saudável e que faz diferença no dia a dia de qualquer pessoa”, ressalta Dagmar Soares.

Essas atividades de promoção da saúde mental são propostas por profissionais da assistência social, tanto nos equipamentos da SPS, quanto nos programas de parentalidade como o Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz.

“Estamos levando para o maior número de famílias no Ceará, seja através da própria SPS ou em parceria com outras secretarias, a importância dos cuidados com a saúde mental dos cuidadores. Essa sobrecarga precisa ser dividida ou pelo menos compartilhada. Não estamos falando de culpa, estamos falando da importância de cuidar da saúde mental de quem cuida. Muitas mães desabafam sobre a sua rotina e conseguem, dentro do grupo que fazem parte ou com a própria visitadora dos programas, achar alguma forma de aliviar suas dores, suas preocupações, medos e ansiedade”, explica Dagmar Soares.

Galvânia Franco coordena o Circo Escola do Palmeiras, um dos equipamentos da SPS, e conta que o feedback das escolas tem sido muito importante para nortear o trabalho do Grupo de Participação e Desenvolvimento Humano (GPDH) no equipamento. “Os professores nos contam que os alunos que frequentam o ABC e o Circo Escola do Palmeiras têm um comportamento diferente. São mais calmos em sala de aula e se comunicam muito bem. Nas nossas rodas de conversas falamos sobre diversos temas: bullying, racismo, drogas e tantos outros temas que eles têm que lidar no dia a dia. Nas conversas em grupo, eles se conectam de um jeito muito profundo, compartilham seus anseios, suas alegrias e tristezas. Aqui, eles se apoiam, escutam uns aos outros e se motivam a seguir nas atividades e na vida”, relata Galvania.

As rodas de conversas do GPDH acontecem duas vezes por semana e contemplam, separadamente, grupos de crianças, de 5 a 11 anos, e adolescentes, de 12 a 17 anos, atendidos nos ABCs e Circos-Escola da SPS.

Neste mês de setembro, a SPS está realizando em seus equipamentos, diversas programações voltadas para o tema da saúde mental, dentre caminhadas, palestras e rodas de conversas com grupos de idosos, adultos, crianças e adolescentes.

Programação

Terapia Comunitária com Igor Premal (terapeuta comunitário da ABRATECOM)

Data: 26/09

Horário: 9h

Local: Centro Comunitário São Francisco / Rua Ilha do Bote, n° 367, Conjunto São Francisco

Palestra para adolescentes com o psiquiatra Strauss Vasconcelos

Data: 26/09

Horário:14h

Local: Espaço Viva Gente / Avenida Maria Mirtes Pereira, 1010 – Passaré

Oficina sobre Saúde Mental do Adolecente

Data: 28/09

Horário:14h

Local: ABC e Circo Palmeiras / Rua Castelo de Castro, nº 2000, Conjunto Palmeiras