Sessão Solene na Assembleia Legislativa celebra 15 anos da Educação Profissional no Ceará

28 de setembro de 2023 - 14:04 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - - Texto
Carlos Gorila e Dario Gabriel - Ascom Seduc - Fotos

Em 2023, o Ceará celebra 15 anos de implantação da Educação Profissional na rede pública estadual de ensino. Em todo o território cearense, somam-se 131 escolas atendendo na modalidade, que integra o Ensino Médio a um curso técnico. Em alusão à data, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (27), uma Sessão Solene, no Plenário 13 de Maio, por requerimento do deputado estadual Fernando Santana. Na ocasião, foram homenageadas as 25 primeiras escolas profissionais implantadas no estado.

O modelo de ensino, iniciado em 2008 pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), possibilita a milhares de alunos a qualificação para ingressar no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que são habilitados a concorrer a uma vaga na universidade. Atualmente, a matrícula chega a 59.211 alunos, em 54 cursos, distribuídos em 111 municípios.

A qualificação profissional é requisito indispensável para o acesso ao universo do trabalho. Mais do que isso, pode representar a realização pessoal e a conquista da própria dignidade. Neste sentido, a Seduc vem investindo continuamente na ampliação de oportunidades à população, de forma que um número cada vez maior de pessoas possa se preparar adequadamente para exercer um ofício.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, explica que a formação oferecida nestas escolas vai além da simples instrução para o exercício de uma função, mas, possibilita o autoconhecimento e incentiva a busca das próprias aspirações pelos alunos. “Além de trabalharmos a profissionalização em si, também apostamos em componentes curriculares que abranjam o desenvolvimento pessoal, no que diz respeito à descoberta da própria identidade, dos próprios sonhos, além da adequação às demandas do mundo do trabalho”, ressalta a gestora.

Na parte diversificada, que abrange conhecimentos além dos tratados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos conteúdos técnicos, os alunos têm contato com os componentes de Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo, Oficina de Redação e Língua Estrangeira Aplicada. A carga horária total trabalhada ao longo dos três anos do Ensino Médio integrado à educação profissional é de 5.400h.

A escolha dos cursos ofertados é verificada de acordo com as necessidades dos arranjos produtivos locais, por meio de estudo realizado com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O deputado estadual Fernando Santana lembra que as EEEPs cultivam o desenvolvimento dos valores éticos e formam cidadãos conscientes de seus deveres e direitos sociais. “São iniciativas como essa que tornaram a educação do Ceará uma referência nacional, constantemente apontada como uma das melhores, se não a melhor educação pública do país. Isso é motivo de orgulho: um estado pobre da nação que se sobressai nacionalmente em uma das áreas mais importantes, que é a educação, pilar essencial para o desenvolvimento de qualquer país. Para chegar a esse patamar, o Ceará tem contado com o valoroso trabalho de técnicos, professores, gestores e servidores públicos capacitados e determinados a transformar a realidade educacional do Ceará. Parabenizo a todos os profissionais envolvidos nessa tão sublime missão, e a todos os alunos e suas famílias”, destaca o deputado.