Mediadores comunitários participam de encontros promovidos pela Sedih em parceria com o Ministério Público do Ceará

1 de outubro de 2023 - 15:51 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Ascom Sedih - Foto

A Secretaria dos Direitos Humanos realizou uma série de encontros com grupos de mediadores comunitários em Fortaleza e na região metropolitana, sendo o último deles nesta sexta-feira (29). A ação aconteceu em parceria com o Programa Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec) do Ministério Público do Ceará, em celebração ao mês de setembro, onde se comemora uma série de datas relacionadas a esta atuação.

As atividades aconteceram nos Núcleos de Mediação Comunitária do Pirambu, Antônio Bezerra, Jurema (Caucaia), Bom Jardim, Parangaba e José Walter. Com participação de profissionais de diversas áreas, o objetivo das atividades foi promover momentos de reflexão e autocuidado com os mediadores, que atuam diretamente facilitando a comunicação entre partes dos mais diversos tipos de conflitos.

A Mediação de Conflitos, juntamente com a Justiça Restaurativa e a Cultura de Paz, busca romper com uma cultura de violência, propondo a reparação de danos por meio da responsabilização dos autores, mas também da atenção às vítimas. No executivo cearense, são políticas vinculadas à Secretaria dos Direitos Humanos, mas com ação intersetorial potencial em todo o Governo.

“Nesses encontros reforçamos a importância do autocuidado, da valorização e do significado do trabalho de cada mediador de conflito. Esse trabalho permite que aqueles que buscam a mediação tenham na escuta do mediador uma percepção diferente da situação, entendendo que a partir da mediação podem ser encontradas soluções para questões aparentemente insolucionáveis”, afirma Jucileide Cronemberger, que atua com Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz na Secretaria.