Receita Federal realiza doação de vestuário para internos que recebem alvará de soltura do sistema prisional cearense

2 de outubro de 2023 - 10:29 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Foto

Com o objetivo de ampliar as ações de apoio aos internos que conquistam a liberdade, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) formalizou uma parceria com a Receita Federal que permite a doação de roupas masculinas para apenados que recebem o alvará de soltura do Poder Judiciário. A ação visa garantir que os internos tenham vestimentas apropriadas para usufruir do benefício judicial, evitando constrangimento e preconceitos oriundos da sociedade.

A primeira entrega foi feita na manhã da última sexta-feira (29), na Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), através do auditor fiscal da Receita Federal, Marcos Antônio Ferreira Araripe, acompanhado pelo delegado da Alfândega de Fortaleza, Francisco Rebouças dos Reis Júnior, e foi recebido pelo próprio secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque.

Na ocasião, o titular da pasta também detalhou ações importantes que vêm sendo realizadas no âmbito prisional, que vão desde o protocolo de segurança, procedimentos implementados, projetos de reinserção social dos internos, até a atuação profissional no sistema prisional do Ceará. Em seguida, as autoridades conheceram os espaços administrativos, as empresas instaladas, os projetos e todos os detalhes operacionais da unidade.

O secretário Mauro Albuquerque falou sobre a importância da doação e das parcerias em prol da dignidade dos internos. “Para alguns, são apenas roupas. Mas para eles, gera um impacto social gigantesco. Todos merecem ser tratados com respeito e dignidade, e esse é o nosso objetivo. Levar um pouco disso no seu primeiro contato com a sociedade ao sair do sistema. Gostaria de agradecer a Receita Federal pela sensibilidade de nos ajudar e apoiar essa ideia”, disse.

O auditor fiscal Marcos Antônio Ferreira Araripe se mostrou surpreso com a realidade atual do sistema prisional. “Saio daqui extremamente satisfeito com a administração penitenciária do Estado do Ceará, pois vi a gestão sendo feita efetivamente e, principalmente, através da humanização. O interno que realmente quer uma mudança de vida e voltar para a sociedade, consegue ter essa oportunidade aqui. Em termos de parceria entre Receita Federal e SAP, com certeza iremos fazer tudo que for possível para ajudar nesse projeto. Todos serão beneficiados, pois o mais importante é fazer e ter a certeza que teremos bons resultados”, afirma.