Semace preside audiência pública sobre instalação do Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis

3 de outubro de 2023 - 14:27 # # # #

Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conduzirá uma audiência pública, nesta quarta-feira (4), para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis, que pretende se instalar no município de Caucaia.

O evento será realizado às 9h, no auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do Complexo Industrial de Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, onde líderes comunitários, órgãos ambientais, sociedade acadêmica e civil, e outras pessoas interessadas estarão presentes.

A audiência pública é uma fase essencial do projeto para a obtenção da Licença Prévia (LP) da Semace, que aprovará a localização do empreendimento. Após a apresentação dos estudos, eles serão submetidos à análise do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para a autorização e emissão da licença prévia pela Semace.

Projeto

O Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis, de interesse da empresa Terminais Marítimos do Brasil, contará com tanques capazes de armazenar um volume de 230.000 m³. O objetivo do empreendimento é o armazenamento e distribuição de produtos derivados de petróleo (Gasolina, diesel S10 e querosene de aviação) e biocombustíveis (biodiesel B100, etanol anidro e hidratado).

O terreno tem área de 86.800 m² (8,68 ha) e está localizado dentro do Complexo do Pecém, no município de Caucaia-CE, permitindo que os combustíveis sejam enviados para o terminal por meio dos modais marítimo e rodoviário.

Para aqueles que desejam assistir a audiência pública, ela será transmitida pelo canal do YouTube da Semace.

Serviço

Audiência pública sobre Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis
Dia: quarta-feira (03)
Horário: 9h
Local: Auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do CIPP, em São Gonçalo do Amarante