Dia D de Multivacinação: Saúde do Ceará realiza ações para intensificar cobertura vacinal em Fortaleza e no Interior

9 de outubro de 2023 - 15:50 # # # #

Fátima Holanda, Levi Aguiar e Fernanda Teles - Texto e fotos

Postos de saúde do município de Caucaia se engajaram no Dia D de Multivacinação no último dia 7. Thalianne Maciel, de 11 anos, tomou a vacina contra HPV

Mikaele Moura, 26, começou o sábado (7) levando a filha ao Posto de Saúde Paulo Pontes, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A dona de casa aproveitou o fim de semana para atualizar a caderneta de vacinação de Isabele Silva, de quatro anos. A pequena tomou três vacinas: DTP, tetraviral e a vacina oral contra Poliomielite. “Vacino para o bem da saúde dela, bem-estar, mesmo. Me sinto mais segura com a caderneta de vacinação dela em dia”, destacou a mãe.

O Posto de Caucaia foi uma das 1.600 salas de vacinação que estiveram em pleno funcionamento no dia D da Campanha de Multivacinação, que ocorreu no último sábado no Ceará. O objetivo da campanha é analisar e atualizar a caderneta de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes. Para isso, mais de 2.500 salas de vacinação estão ativas em todo território estadual nas três semanas de campanha, que segue até 14 de outubro.

O intuito é também manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País. O público-alvo são crianças de zero a menores de 15 anos de idade.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, as ações nos últimos sábado e domingo foram feitas em parceria: “estas iniciativas foram realizadas pelo Governo do Estado, através da Sesa, em articulação com outras secretarias – Cultura, Proteção Social, dentre outras – nesse fim de semana, em razão da mobilização para o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e são consideradas estratégias recomendadas para alcançar uma maior adesão da população“.

Gestores da Sesa acompanharam as ações no Posto de Saúde Paulo Pontes, Reserva Anacé e no Posto de Saúde da Comunidade Quilombola Boqueirão da Arara 

Ao manter crianças e adolescentes vacinados, a população contribui para a imunidade de todos, tornando mais difícil que doenças se espalhem na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados, como pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto (Tanta), participou de visitas ao lado do secretário de Saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros. “Visitamos Unidades de Saúde bastante distintas no Dia D da Campanha de Multivacinação. Foi sensacional conhecer a comunidade Anacé, a maneira como a vacinação se insere em todos os públicos”, disse. Além do Posto de Saúde Paulo Pontes e da Reserva Anacé, os gestores também estiveram no Posto de Saúde da Comunidade Quilombola Boqueirão da Arara.

Moradora da comunidade indígena da Reserva Anacé, Thalianne Maciel, de 11 anos, tomou a vacina do HPV e aproveitou o dia D para atualizar a Caderneta de Vacinação. A criança deixou um recado a todos: “A vacina serve para prevenir a doença no futuro”, explica.

Responsável pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Ceará (Dsei-Ce), Marisângela Dutra, destacou a importância da vacinação. “Vacinas salvam vida, temos feito esse trabalho constante em vacinar a população indígena. Todas as ações voltadas para evitar doenças que são prevenidas com vacina são muito validas”, enfatiza.

A coordenadora de Imunização de Caucaia, Bruna Dourado, destacou a importância do dia D. “Essa data foi muito importante, pois convocamos as crianças e os adolescentes menores de 15 anos para comparecerem às Unidades de Saúde. As vacinas fazem com que as doenças que já foram erradicadas não retornem. Para isso acontecer, as crianças têm que estar com a Caderneta de Vacinação em dia”, lembrou Dourado.

Na visita à comunidade indígena, os gestores receberam uma pulseira feita pela artesã e moradora da reserva Taba dos Anacé, Ângela Maria Morais

“Estar mais próximo dos municípios e das comunidades é uma intenção da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que os gestores voltem a se aproximar das realidades dos municípios e que possam de fato propor eventualmente soluções diferentes a problemas que sejam mais contextualizados e eficientes”, lembrou Tanta durante a visita em Caucaia.

Cidade Mais Infância

A campanha de multivacinação chegou à Cidade Mais Infância, no último sábado (7), para promover mais saúde e diversão aos pequenos. A equipe de imunização da Sesa atuou na atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, com a distribuição de 20 imunizantes. O serviço esteve disponível para todos os cidadãos presentes no equipamento, vinculado à Secretaria da Proteção Social do Ceará (SPS), das 13h às 17h.

Patrícia Rinaldi, coordenadora-geral do Cidade Mais Infância, explica que o equipamento oferece uma experiência de diversão, conscientização e aprendizado em um ambiente seguro, ajudando na formação de pequenos cidadãos. “Em todos os espaços, nós temos um suporte técnico e o apoio de outras secretarias do Ceará. A Cidade Mais Infância se sente muito honrada de poder colaborar com o Dia D, sendo um ponto de imunização”.

Paloma Silva vacinou o pequeno Samuel, que tomou imunizantes tetraviral e influenza

Para Paloma Silva, 41, mãe do Samuel Sá, 3, a ação foi vista como uma oportunidade de garantir a proteção do filho. “Trouxe a caderneta de vacinação do meu filho, e fui muito bem orientada sobre quais vacinas o Samuel precisava tomar. Hoje, ele tomou a tetraviral e influenza. Apesar do choro na hora da aplicação, estamos nos divertindo muito. Essa parceria é muito boa, porque você sai de casa para se divertir e não precisa ir necessariamente para um posto tradicional para atualizar a caderneta de vacina”, conta.

Estação das Artes

Vacinação durante programação cultural do projeto “Ser Criança no Sobradinho” 

A Sesa participou ainda neste domingo (8) da programação cultural do projeto “Ser Criança no Sobradinho”, com posto de multivacinação para crianças e adolescentes. A programação foi promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, em parceria com a Estação das Artes, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará.

Segundo a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, o objetivo da multivacinação na Estação das Artes foi atingir os participantes das atividades culturais do equipamento, devido ao grande fluxo de crianças e adolescentes. “Pensamos na Estação porque temos um bom público infantil presente no domingo, sendo uma excelente oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação das crianças”, afirma.

‘Foi uma ótima oportunidade de colocar as vacinas em dia’, afirma Nayanne Araújo, mãe de Clara e Lucca 

Na ação, as crianças foram imunizadas com as vacinas de rotina. A advogada Nayanne Araújo, 34, que sempre participa da programação infantil da Estação, aproveitou a iniciativa para atualizar a carteira de vacinação dos filhos Clara, 4, e Lucca, 7. “Acho muito importante essa ação porque facilita para os pais que trabalham durante toda a semana. Os meus filhos não haviam tomado ainda as vacinas da febre amarela e da tetraviral. Como hoje não estou trabalhando, foi uma ótima oportunidade de colocar essas vacinas em dia”, afirma.

Mariana Nascimento, 11, participou das atividades do grupo “Aquarela Entretenimento” e ainda tomou a vacina contra HPV 

A psicóloga Adriana Silveira participou com a sobrinha Mariana Nascimento, 11, das atividades do grupo “Aquarela Entretenimento”, na programação do “Ser Criança no Sobradinho”, na Estação, e também aproveitou para checar se havia alguma vacina da sobrinha pendente. “Ao saber da campanha de multivacinação, consultei os pais dela e fui informada que ela ainda não havia tomado a vacina do HPV. Pedi para que a mãe dela trouxesse o cartão de vacinação e atualizamos”, conta.

O projeto “Ser Criança no Sobradinho” é uma ação cultural itinerante promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, que busca estimular a produção livre, através de desenhos e pinturas como um exercício de estímulo à imaginação e produção artística na infância.

Campanha de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 30 de setembro e segue até o dia 14 de outubro. Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Também está sendo intensificada a oferta da vacina para covid-19.