Campanha de Multivacinação é prorrogada até 31 de outubro no Ceará

17 de outubro de 2023 - 16:18 # # #

Levi Aguiar - Ascom Sesa - Texto
Casa Civil | Levi Aguiar - Foto

No Ceará, até a última segunda-feira (16), foram aplicadas 203.657 doses em menores de 15 anos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) continuará a atuação junto aos municípios do Estado para ampliar as ações da Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 31 de outubro. O Ceará contabilizou, até a última segunda-feira (16), a aplicação de 203.657 doses de vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos durante a Campanha, realizada entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. Somente no Dia D, em 7 de outubro, 93.318 imunizantes foram aplicados na população. Os dados foram repassados por secretarias municipais de Saúde de 170 municípios cearenses e consolidados pela Sesa.

A Campanha tem como objetivo atualizar a situação vacinal do público-alvo, ampliar a imunização e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas. Ao longo da mobilização, 326.405 cadernetas foram avaliadas e atualizadas por profissionais da saúde.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Sesa (Coimu), estão sendo fornecidas vacinas contra hepatite a, hepatite b, pentavalente, pneumocócica, vacina inativada poliomielite, vacina oral poliomielite, vacina rotavírus humano, meningocócica c, febre amarela, tríplice viral, DTaP (difteria, tétano e coqueluche), tetraviral, hpv, meningocócica acwy, além da covid-19.

“As baixas coberturas vacinais colocam o Estado sob o risco de reintrodução de doenças, exigindo assim a utilização de estratégias adicionais para o resgate de pessoas não vacinadas. As atividades realizadas durante a Campanha estão nos permitindo avaliar a vulnerabilidade dos territórios e ampliar o acesso ao imunizante para todo o público-alvo, pois buscamos criar ações estratégicas para a realidade de cada território”, explica Ana Karine Borges, coordenadora da Coimu.

Dia Nacional da Vacinação

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro. A data tem como objetivo destacar a importância da vacinação na prevenção de doenças.

Durante a Campanha de Multivacinação, a Sesa tem como estratégia desenvolver ações articuladas e coordenadas para a recuperação das coberturas vacinais, fortalecer a priorização da vacinação com os gestores municipais, garantir a eficácia dos serviços de vacinação e enfrentar a hesitação vacinal. Além dos mais de 2.500 postos de vacinação no Ceará, para ampliar o atendimento em Fortaleza, a Sesa em parceria com as demais secretarias de governo, as unidades do Vapt Vupts Antônio Bezerra e Messejana, Cidade Mais Infância e a Estação das Artes abriram aos sábados para atender ao público-alvo.

Sesa teve como estratégia facilitar o acesso da população cearense aos locais de imunização disponibilizando mais de 2.500 salas de vacinação no Estado

Consolidação das doses aplicadas durante a Campanha Nacional

Menores de 6 anos: 111.630
7 a 10 anos: 38.121;
11 a 14 anos: 53.906;
Totalizando 203.657 doses aplicadas.

Cadernetas avaliadas

Menores de 6 anos: 169.329
7 a 10 anos: 76.090;
11 a 14 anos: 80.986;
Totalizando 326.405 cadernetas avaliadas