Samu 192 Ceará realiza treinamento de Suporte Básico de Vida na Alece

23 de outubro de 2023 - 14:48 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 Ceará - Foto e Texto

O pequeno Ian Fernandes, de 7 anos, realizou o treinamento de Suporte Básico de Vida neste domingo (22)

Neste domingo (22), o pequeno Ian Fernandes, 7 anos, provou que não há idade para aprender a ajudar. Ele esteve acompanhado da mãe, Jucielda Fernandes, no stand dos profissionais do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, onde realizou o treinamento de Suporte Básico de Vida, sobre técnicas de primeiros socorros para situações de engasgo e parada cardiorrespiratória. O treinamento foi oferecido aos participantes do “Vem Pra Alece”, evento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que abriu as portas do órgão para a população.

Ian aprendeu a realizar a manobra para salvar a vida de uma pessoa que esteja em parada cardiorrespiratória. “Como estudante de Enfermagem, vejo o quanto é importante a gente ensinar os primeiros socorros às crianças, pois precisar salvar a vida de alguém é algo que acontece e pensamos que é raro acontecer. Todo minuto para salvar vidas é de extrema importância”, explicou a mãe.

Os participantes do evento aprenderam sobre primeiros socorros

O NEU é um espaço interinstitucional de formação, capacitação, habilitação e educação continuada que tem como finalidade promover o desenvolvimento permanente dos profissionais da Saúde, especialmente aqueles que atuam no Samu 192 Ceará, para o adequado atendimento às urgências e emergências.

O diretor do NEU, Yury Tavares, destacou a importância da ação em um evento de grande circulação de pessoas com público geral de crianças e adultos. “É importante que os profissionais do Samu 192 Ceará estejam neste evento porque conseguimos passar informações de primeiros socorros a essa população de forma simples e leve”, lembra.

Equipe do Samu 192 Ceará esteve em stand na Alece

O serviço contém uma equipe de profissionais capacitados e treinados para prestar os primeiros socorros em casos de emergência e salvar vidas. Além do diretor do Neu, participaram também as colaboradoras do Samu 192 Ceará, Paula Paixão e Samyla Citó.

Vinicius Mororó, colaborador da Assembleia Legislativa, também aprendeu as táticas de atendimento de Suporte Básico de Vida. “Esse tipo de ação que os profissionais do Samu 192 realizam é gratificante, pois assim podemos prestar um serviço de atendimento, antes que os profissionais capacitados cheguem ao local. Primeiros socorros são a base do atendimento mais especializado”, destaca.