CGE inicia projeto piloto de consultoria para implementação do gerenciamento de riscos no Poder Executivo Estadual

1 de novembro de 2023 - 10:35 # # #

Ascom CGE - Texto e Fotos

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou o projeto piloto no serviço de consultoria para implementação do gerenciamento de riscos nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, ofertando treinamento no tema para gestores da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

A coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, explica a importância da iniciativa. “Esse treinamento ministrado para a Seduc é um piloto para a prestação de serviços de consultoria na implementação do gerenciamento de riscos nos órgãos e entidades do Poder Executivo. A CGE pretende avançar nesse tipo de serviço nos próximos anos em linha com seu planejamento estratégico, as normas internacionais de auditoria interna, bem como com o modelo de capacidade da auditoria interna – IA-CM”.

Vale lembrar que o gerenciamento de riscos é um dos pilares que movem a implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo nos órgãos e entidades. O treinamento para os gestores da Seduc teve início na última segunda-feira (30) e segue até o dia 1º de novembro, com o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP).

O responsável por ministrar o treinamento, o auditor de controle interno e orientador de célula, Wescley Silva, destaca o conteúdo apresentado ao logo das aulas. “É um ótimo momento para, além de discutir a parte teórica da gestão de risco, trazer boas práticas existentes em outros órgãos e entidades no país, bem como apresentar de forma prática a metodologia e ferramentas existentes para efetiva implementação da gestão de risco pelos gestores estaduais”.

O que é Serviço de Consultoria?

Os serviços de consultoria representam atividades de assessoria e aconselhamento, realizados a partir da solicitação específica dos gestores públicos.

Ao prestar serviços de consultoria, a unidade de Auditoria Interna não assume qualquer responsabilidade que seja da Administração.