SRH apresenta Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos na Alece

14 de novembro de 2023 - 14:52 # # # #

Ascom SRH - Texto
Paulo Rocha - Ascom SRH - Foto

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, apresentou, na manhã desta segunda-feira (13), em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa, o Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado referente aos três primeiros trimestres de 2023.

A apresentação do documento ocorre anualmente e tem por objetivo demonstrar como vêm sendo geridos os recursos e prestar conta com os demais órgãos do Governo e também com o povo cearense sobre o que foi desenvolvido nos três primeiros trimestres do corrente ano.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Alece, deputado Stuart Castro (Avante), ressaltou que ao apresentar o relatório, o Governo do Estado demonstra transparência em relação à aplicação dos recursos.

“É uma forma de demonstrar como estão sendo aplicados os recursos estaduais e como estão sendo priorizadas as ações da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) para combater a estiagem no Ceará e para manter o sistema de regularização hídrica”, destacou o parlamentar.

Segundo ele, a SRH é uma das secretarias mais importantes do Estado, em razão dos regulares períodos de seca e de fortes chuvas. “Nesse sentido, é muito importante contar com uma entidade que faz esse controle das nossas águas”, assinalou.

Avaliação Positiva

Na avaliação do secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro, o ano de 2023 tem sido extremamente positivo no que diz respeito à carga hídrica, pontuando que ela foi uma das maiores dos últimos dez anos.

“Nós tivemos uma recarga de água dos reservatórios muito boa. Além disso, em 2023, nós priorizamos alguns grandes projetos, como o Eixão das Águas, que teve mais de R$ 1 bilhão investido e que vai trazer mais água para a Região Metropolitana de Fortaleza e Porto do Pecém. Nós também licitamos o terceiro lote do Cinturão das Águas, que já está com 75% do projeto pronto e que terá a sua conclusão até 2024”, salientou o secretário.

Ele ressaltou ainda o impacto do projeto Malha D’água, que vai adensar a rede de adutoras com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica.

“As obras do primeiro sistema adutor do projeto já iniciaram e vão beneficiar a região de Banabuiú – Sertão Central. Ao todo, serão 292 km de adutoras de água tratada que conduzirão água do açude Banabuiú para nove sedes municipais e cerca de 296 km de ramais para abastecimento de 38 distritos”, adiantou Robério Monteiro.

Ele complementou que o segundo sistema a ser implantado já se encontra nas fases iniciais de concepção, beneficiando os sertões de Quixadá e Quixeramobim, com uma malha de aproximadamente 165 km de adutoras principais, conduzindo água do açude Banabuiú para as sedes de quatro municípios e cerca de 470 km de ramais para abastecimento de 30 distritos e localidades.

O secretário projetou ainda o que a pasta prevê de ações para 2024. “No próximo ano, há uma grande preocupação com a questão do fenômeno climático El Niño, que tem impacto significativo nos padrões climáticos ao redor do mundo, incluindo o Ceará. Com base nesse cenário, o Sistema Estadual de Recursos Hídricos vem trabalhando para amenizar os efeitos e garantir que o bom aporte hídrico da quadra chuvosa de 2023 garanta uma segurança hídrica mesmo em caso de chuvas abaixo da média”, estimou.

Responsável pela apresentação do relatório, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, explanou sobre como funciona o Sistema Integrado dos Recursos Hídricos no Estado (Sigerh), encarregado de executar a Política Estadual de Recursos Hídricos (PERH).

O secretário executivo informou que o Sigerh, que tem em sua composição as instituições de estado SRH, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aplicou até setembro de 2023 o montante de R$ 306,2 milhões em investimentos.

Durante a apresentação, Ramon Flávio Gomes Rodrigues abordou sobre a infraestrutura hídrica do Estado, composta de barragens, eixos de integração e adutoras, responsáveis por ampliar a garantia hídrica e responder, de forma mais eficiente, aos períodos de seca. “De janeiro a setembro de 2023, foram construídos 576 poços no Estado, distribuídos em 92 municípios cearenses. Em 2023, também foram realizadas 186 instalações com chafarizes ou em rede de distribuição, além de dois dessalinizadores”, relatou.

Outro ponto destacado em 2023 é o andamento do Projeto de Regularização das 12 bacias hidrográficas do estado do Ceará. “Conforme cronograma de execução das atividades, até o final de setembro, foram executados o cadastro e regularização de usuários estratégicos de recursos hídricos nas bacias da Serra da Ibiapaba, sertões de Crateús, alto Jaguaribe e Salgado”, comentou.

Participações

Participaram ainda da audiência o secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Aderilo Antunes Alcântara Filho; o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Yuri Castro de Oliveira; o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado, Gustavo Vicentino; o superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo José Gomes Ferreira; a superintendente-adjunta da Sohidra, Luciana Lopes Brandão; o coordenador do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas, AridianoBelk de Oliveira, entre outras autoridades.