PGE-CE tem projeto de inovação aprovado e passa a contar com Programa Cientista Chefe

17 de novembro de 2023 - 15:00 # # #

Ascom PGE - Texto e foto

Reunião realizada sobre o programa de inovação implantado na Procuradoria-Geral do Ceará

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) avança em medidas de inovação para contribuir com a busca de soluções que melhorem os resultados alcançados. Uma iniciativa importante na PGE-CE com esse objetivo acaba de contar com mais uma etapa cumprida: a aprovação formal do projeto do Programa Cientista Chefe pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O projeto é fundamentado na aplicação de Inteligência Artificial para explorar dados estruturados e semiestruturados para prover métodos, técnicas e ferramentas que possam contribuir com uma atuação mais ágil, acessível e conectada com a realidade social na Procuradoria-Geral do Estado.

A iniciativa vai permitir, por exemplo, que os recursos linguísticos e computacionais desenvolvidos na primeira parte do programa cientista-chefe sejam ampliados e aprimorados para extrair informações estruturadas de textos. A finalidade é que, dessa forma, se ofereça um suporte mais eficiente às decisões dos procuradores do estado do Ceará.

O trabalho a ser realizado “compreende a capacidade de buscas em documentos específicos da PGE-CE, como petições, pareceres jurídicos e outros registros relacionados a processos em andamento, e se estenderá à identificação de informações em documentos e licitações da Procuradoria, tornando o processo de pesquisa e análise mais completo e abrangente”, diz o resumo do projeto. Além disso, tarefas que envolvem automação por meio de robotização também estão no escopo do projeto e serão aplicadas a ações rotineiras da Procuradoria.

 Cientista Chefe

O Programa Cientista Chefe une academia e governo na busca de soluções. Ao longo deste semestre foram realizadas reuniões na PGE-CE para viabilizar o projeto, com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A inovação, a eficiência e a efetividade estão entre os valores da PGE-CE. Com base nesses princípios, a gestão da PGE-CE vem concretizando medidas para ampliar a eficiência e gerar resultados ainda melhores para a população cearense.

A equipe de pesquisadores que integra o Programa Cientista Chefe é liderada por profissionais selecionados com base em critérios como produção científica e ligação com instituições de pesquisa de alto nível, trabalha em órgãos estratégicos do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que beneficiem a população e melhorem os serviços públicos.