CGE celebra 20 anos da carreira de auditor de controle interno

20 de novembro de 2023 - 14:39 # # #

Ascom CGE - Texto e imagens

Atualmente, a CGE conta com um quadro de servidores composto por 75 auditores de controle interno

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) celebra, nesta segunda-feira (20), o Dia Estadual do Auditor de Controle Interno. A data, instituída por meio da Lei Estadual nº 14.294, foi escolhida por ser a mesma da fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – Audibra, no ano de 1960, na qual já é comemorado nacionalmente o Dia do Auditor Interno.

Atualmente, a CGE conta com um quadro de servidores composto por 75 auditores de controle interno. Um dos com mais tempo de instituição, o coordenador de Correição, Antonio Paulo Silva, há 17 atuando como auditor de controle interno, destacou as transformações da carreira aos longo dos últimos anos.

“A CGE ao longo dos anos passou por grandes transformações. É um fato tão evidente quanto afirmar que essas mudanças foram sempre na direção e na busca da excelência. Entendo que parte disso se deve ao fato de os auditores nunca terem acreditado que já atingimos o topo da montanha. A melhoria constante é algo introjetado culturalmente no órgão.”

Os auditores de controle interno da CGE são responsáveis por desenvolver atividades de apoio aos demais órgãos e entidades do Estado, buscando atribuir mais afetividade às ações desenvolvidas pela gestão pública estadual e otimizar a qualidade dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.

Atuando há quase sete anos como auditora de controle interno, a articuladora de Controladoria da CGE, Elayne Cavalcante, fala sobre os desafios da carreira.

“Ser auditora de controle interno representa uma conquista profissional, pois foi difícil a trajetória para ingressar nessa carreira. Exige muito estudo e disciplina e é um trabalho motivador, pois temos a possibilidade de auxiliar os órgãos e as entidades estaduais na melhor gestão dos recursos públicos. Entender como funciona o Estado e contribuir para solução de problemas é um desafio inerente ao cargo.”

Novos profissionais

Em 2018, o Governo do Estado do Ceará autorizou a realização do terceiro concurso para auditores de controle interno da CGE. Os novos profissionais chegaram com a tarefa de fortalecer as atividades de Controladoria, Ouvidoria, Correição, Transparência e Auditoria Interna desenvolvidas pelo órgão.

“Ser auditor de controle interno é mais do que uma profissão, é uma vocação que exige integridade, conhecimento técnico e dedicação. Estamos sempre em busca da excelência, atualizando-nos constantemente para acompanhar as mudanças legislativas, as melhores práticas e as inovações tecnológicas que podem aprimorar o nosso trabalho.”

“Atuar como auditora de controle interno me enche de orgulho. É muito gratificante ter iniciado minha carreira em uma função tão estratégica para a administração pública. Trabalhamos em prol do melhor uso dos recursos públicos; do fomento à participação social, dando voz ao cidadão; do aperfeiçoamento contínuo dos serviços prestados para a sociedade. Enquanto servidores públicos, temos o objetivo de servir ao público da melhor maneira possível.”