Novos membros da sociedade civil são eleitos em reunião do Conselho Interinstitucional de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz

22 de novembro de 2023 - 10:54 # # # #

Gabriela Vieira - Ascom Direitos Humanos - Texto
Mateus Valente - Ascom JFCE

Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada eleição de novos membros representantes da sociedade civil no Conselho Interinstitucional de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz. Em reunião ordinária realizada na sede da Justiça Federal no Ceará, foram eleitos: Centro Universitário Farias Brito, Fundação Batista Central, Grupo Mulheres do Brasil e Pastoral Carcerária do Ceará.

Durante o encontro também foi deliberado o regimento interno do Conselho. O Conselho é o primeiro do Brasil a trabalhar essa temática, e está diretamente relacionado às políticas de justiça restaurativa, mediação e cultura de paz trabalhadas pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará.

As novas instituições somam-se às demais eleitas anteriormente, sendo elas: Universidade de Fortaleza (Unifor), Associação Beneficente da Criança e Adolescente em Situação de Risco / Pastoral do Menor, Instituto Terre des Hommes Brasil e Cáritas Diocesana de Crateús.

Além das representantes da sociedade civil, o Conselho conta com 16 representações do poder público: Secretaria dos Direitos Humanos; Casa Civil; Secretaria da Proteção Social; Procuradoria-Geral do Estado; Superintendência Estadual de Atendimento do Sistema Socioeducativo do Ceará; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social; Secretaria de Educação do Ceará; Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização; Assembleia Legislativa do Ceará; Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; Ministério Público do Ceará; Defensoria Pública do Ceará; Justiça Federal no Ceará; Ministério Público Federal; Defensoria Pública da União; e Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará.

Clique aqui para acessar a ata da eleição.