Ceará recebe selo MigraCidades pelo 4º ano consecutivo
24 de novembro de 2023 - 17:07 #direitos humanos #MigraCidades #reconhecimento #selo
Ascom Sedih - Texto e Foto
O trabalho realizado pelo Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, hoje vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos, foi congratulado pelo quarto ano consecutivo com o selo MigraCidades, certificação da Agência da ONU para as Migrações (OIM).
Promovida em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a certificação da plataforma MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil, é entregue a governos estaduais e municipais que demonstram comprometimento em aperfeiçoar políticas públicas de migração.
“A atuação do Estado do Ceará com políticas públicas voltadas aos migrantes que chegam até nós tem sido aprimorada ao longo dos anos. Recebemos essa certificação com muita alegria, com a certeza de que seguimos no caminho certo com esse trabalho, agora como Secretaria dos Direitos Humanos”, celebra a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
A plataforma MigraCidades busca capacitar atores locais, impulsionar o diálogo migratório, certificar o engajamento dos governos em aprimorar a governança migratória e dar visibilidade às boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros.
Sobre o Programa
No Ceará, o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), é responsável por promover o acolhimento e a orientação de migrantes que chegam ao Estado.
Com equipe de atendimento multidisciplinar, o Programa auxilia desde os primeiros processos de regularização documental, até a articulação com instituições de atendimento especializado de saúde e educação, por exemplo, além de consulados e embaixadas.