Hemoce é homenageado na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (24), por 40 anos de história

25 de novembro de 2023 - 09:45 # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto e Fotos

Homenagem ocorreu em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelos 40 anos da instituição

Nesta sexta-feira (24), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebeu homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) pelos 40 anos da instituição.

Durante o evento, foram homenageados servidores e personalidades que contribuíram durante esses 40 anos de história do Hemoce: Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce; Vânia Barreto, diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce; José Murilo Martins, ex-diretor-geral do Hemoce, que foi representado pelo filho (Marcos Martins); Ormando Rodrigues Campos, ex-diretor-geral do Hemoce; Maria Helena Pitombeira, hematologista e participante da comissão de implantação do Hemoce.

Além dos homenageados, a solenidade contou com as participações do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), do diretor de hemoterapia do Hemoce, Franklin Cândido, da diretora administrativa do Hemoce, Kátia Valério e de colaboradores que fazem parte da equipe da instituição.

O secretário Antonio Lima Silva Neto (Tanta) destaca o crescimento da instituição e ampliação dos serviços nessas quatro décadas. “O Hemoce tem uma história muito bonita que se confunde um pouco com a modernização no campo de hemoderivados e doação de sangue no estado do Ceará. Tem um aspecto acerca do Hemoce que é muito importante a gente falar hoje, que é a segurança e a qualidade do trabalho desenvolvido. Ao longo desse tempo, nós fomos passando por uma modernização de equipamentos, pela necessidade de você fazer uma triagem mais eficiente e ampla. Outro ganho para o Ceará foi a descentralização das unidades do Hemoce pelo estado inteiro. Se você comparar com outros estados, a nossa capacidade de estoque, de estabilidade no campo dos hemoderivados é importante nesse momento”.

A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, foi uma das homenageadas

Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, diz que chegou na instituição como aluna vinda de outra cidade e no Hemoce encontrou a oportunidade que esperava e a vontade de alcançar aquilo que todo aluno de Medicina procura desenvolver, que é cuidar das pessoas. Na instituição, Luciana iniciou como residente, passou pela diretoria de hemoterapia até se tornar diretora-geral. A hematologista acompanhou de perto todo o crescimento da instituição.

“A gente acredita que o Hemoce é essa instituição que está sempre pensando no outro, estamos presentes em cada hospital que tem paciente atendido pelo SUS. Nós somos muito bem-vistos pelos outros hemocentros, de como conseguimos realizar tantos serviços e encontrar soluções. O Hemoce consegue expandir para os outros estados as nossas conquistas, o Ministério da Saúde nos confiou a triagem sorológica do Maranhão e Piauí. Chegar aos 40 anos, gera a certeza de que precisamos continuar com o compromisso de sempre ser melhor. Queremos agradecer a todos os colaboradores que fazem parte da instituição. Os nossos resultados não são apenas do sonho de uma pessoa só, mas de toda uma equipe. Nós estamos aqui para servir os outros, honrar os sonhos das pessoas, essa é a nossa responsabilidade. Esse é um momento de felicidade para todos nós que fazemos parte do Hemoce”, parabeniza a diretora.