Semace doa madeiras apreendidas para projeto de arborização em Irauçuba

1 de dezembro de 2023 - 10:28 # # # #

Ascom Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou, nesta quinta-feira (30), a doação de 3.979 metros cúbicos de madeiras serradas. A Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia foi responsável pela ação e destinou as madeiras à Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba para serem utilizadas na confecção de estruturas para proteção de mudas (garajal) na arborização urbana do município de Irauçuba.

A madeira doada foi apreendida durante uma fiscalização ambiental quando se constatou que a documentação que comprova a legalidade da madeira estava ausente. A falta do Documento de Origem Florestal (DOF) durante a fiscalização pode resultar na apreensão do produto. A fiscal ambiental, Lívia Barbosa, ressalta que toda madeira precisa do DOF. “Quando a fiscalização verifica, em alguma parte da logística de trânsito da madeira, a ausência da documentação mencionada, é feita a apreensão do bem”, explicou.

O material apreendido fica sob custódia do Estado e pode ser doado para instituições sem fins lucrativos ou beneficentes, mediante solicitação e apresentação de projeto para uso da madeira por órgãos e entidades de caráter ambiental, beneficente, científico, cultural, educacional, hospitalar, penal e militar.

Aprovado o projeto, uma documentação específica necessária para doação é preparada para que a madeira possa ser utilizada em benefício da sociedade.

Saiba mais

Para mais informações sobre a doação de bens apreendidos, basta acessar o site www.semace.ce.gov.br, clicar em “Serviços”, seguir na opção “Fiscalização Ambiental” e, em seguida, na barra “Doação de Bem Apreendido”. Na página, todas as informações necessárias para o requerimento de doação estarão disponíveis.