Semace preside audiência pública do licenciamento ambiental de usina de hidrogênio verde no Pecém

4 de dezembro de 2023 - 17:03 # # # #

Ascom Semace - Texto e Foto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conduzirá, nesta quarta-feira (6), audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) do projeto de uma usina de hidrogênio verde (H2V), que será instalada na Zona de Processamento e Exportação II (ZPE Ceará) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante.

O evento será realizado às 10h, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Pecém e será transmitido no canal do Youtube da Semace. Líderes comunitários, órgãos ambientais, sociedade acadêmica e civil, e outras pessoas interessadas estarão presentes.

A audiência pública é uma fase essencial do projeto para a obtenção da Licença Prévia (LP) da Semace, que aprovará a localização do empreendimento. Após a apresentação dos estudos, eles serão submetidos à análise do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para a autorização e emissão da licença prévia pela Semace.

Projeto

A usina de produção de hidrogênio verde, de interesse da empresa Casa dos Ventos, consiste em uma usina de produção de hidrogênio que utiliza eletrólise da água, sem a emissão de gases de efeito estufa durante o processo de produção. A área prevista para a instalação do projeto é de 60,33 hectares, dentro de uma área industrial denominada Hub de Hidrogênio Verde, localizada na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em Caucaia, a cerca de 70 km de Fortaleza. De acordo com a empresa, existe a previsão de que se utilize 100% de água de reuso durante seu processo produtivo ou água proveniente da dessalinização.

Serviço

Audiência Pública sobre usina de Hidrogênio Verde (H2V Pecém)
Dia: quarta-feira (06)
Horário: 10h
Local: auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Pecém