Semana dos Direitos Humanos acontece de 6 a 12 de dezembro com uma série de atividades

6 de dezembro de 2023 - 15:18 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Direitos Humanos - Texto e foto

Entre os dias 6 e 12 de dezembro, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realiza a Semana dos Direitos Humanos. Com uma série de atividades focadas na valorização e conscientização sobre a pauta, a Semana acontece em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente em 10 de dezembro.

A abertura do evento acontece no dia 6/12, quarta-feira, às 14h, no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará III. Durante o evento, acontece palestra do ex-ministro e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos, Mário Mamede, com o tema: Trajetórias e conquistas na construção dos Direitos Humanos no Ceará.

A comenda “Defensores dos Direitos Humanos”, instituída este ano pela Sedih, será entregue pela primeira vez também durante a abertura, homenageando importantes nomes da luta pelos Direitos Humanos no Estado. Nessa primeira edição, serão homenageados: Maria de Lourdes da Conceição Alves – Cacique Pequena; João Luís Joventino do Nascimento – João do Cumbe; João Alfredo Telles Melo; Mário Mamede Filho e Antônio Durval Ferraz Soares – Durval Ferraz (in memorian).

Serão entregues ainda, durante a cerimônia, homenagens aos Agentes da Memória, pessoas que contribuíram com a política da memória e verdade e com o fortalecimento da democracia no Estado por meio do Percurso da Memória.

Também no dia 6/12, abrindo a Semana, a Sedih realiza ação em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Cinema do Dragão do Mar, com foco nas pessoas idosas. O filme brasileiro “Tia Vírginia” lança olhar sobre o tema da velhice e do trabalho de cuidado realizado por mulheres, e será exibido em sessão especial para pessoas idosas.

Dando continuidade à programação, a Biblioteca Estadual do Ceará (BECE) recebe roda de conversa com o tema “Os desafios da promoção e defesa dos Direitos Humanos”, com o professor Fabrizio Lorusso, da Universidad Iberoamericana León (México). A programação acontece no dia 7/12, quinta-feira, às 9h.

Ainda na quinta-feira, 7/12, às 19h, por meio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), acontece a palestra: “Direitos Humanos e Saúde Mental”, em parceria com o Centro Universitário Farias Brito (FB Uni). A programação acontece no auditório Espaço da Palavra, do FB Uni, com participação de Sr. Crispim, Rane Félix e Lirian Mascarenhas.

No dia 9/12, sábado, a Sedih une-se ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos,, à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e à Defensoria Pública do Estado em mobilização conjunta na Praça do Ferreira. A partir das 8h30, equipes das instituições estarão no local realizando panfletagem, roda de conversa, orientação jurídica e acolhimento especializado das políticas da pessoa idosa, da pessoa com deficiência e do Centro de Referência em Direitos Humanos. O objetivo é prestar informações à população e conscientizar os transeuntes sobre a importância dos Direitos Humanos.

Também com foco na conscientização coletiva, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10/12, será celebrado com ação na Beira Mar de Fortaleza. A partir das 16h, a Sedih estará no Espigão do Náutico, com atividades lúdicas, panfletagem e orientação à população sobre Direitos Humanos e as políticas públicas que envolvem essa temática.

A Semana dos Direitos Humanos se encerra com a celebração de 20 anos do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), que acontece no dia 12/12, às 8h, no auditório da Unipace. O Cedi, assim como os demais colegiados que integram a Secretaria dos Direitos Humanos, representa a atuação interinstitucional e a participação popular na construção de políticas, essenciais para o viés transversal dos Direitos Humanos.

Serviço

Abertura da Semana com palestra de Mário Mamede e entrega da comenda Defensores dos Direitos Humanos
Data: 6/12
Local: Auditório da Secretaria da Fazenda III (Av. Alberto Nepomuceno, 6, Centro, Fortaleza-CE)
Horário: 14h

Sessão especial para pessoas idosas no Cinema do Dragão – filme “Tia Virgínia”
Data: 6/12
Local: Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81, Fortaleza – CE)
Horário: 14h

Roda de conversa “Os desafios da promoção e defesa dos Direitos Humanos” – com professor Fabrizio Lorusso sobre
Data: 7/12
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza – CE)
Horário: 9h

Palestra “Direitos Humanos e Saúde Mental” – CEDDH
Data: 7/12
Local: Auditório Espaço da Palavra do FB Uni (Rua Castro Monte, 1364, Fortaleza – CE)
Horário: 19h

Mobilização dos Direitos Humanos
Data: 9/12
Local: Praça do Ferreira – Centro, Fortaleza – CE
Horário: 8h30 – 12h

Dia dos Direitos Humanos
Data: 10/12
Local: Espigão do Náutico, Beira Mar – Fortaleza – CE
Horário: 16h

Aniversário do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso
Data: 12/12
Local: Auditório da Unipace (R. Barbosa de Freitas, 2674, Fortaleza – CE)
Horário: 8h