Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha iniciam tratativas para implementar Empresa Mais Simples

7 de dezembro de 2023 - 15:47 # # # #

Ascom Jucec - Texto e foto

O programa facilita a formalização de empresas, sendo possível abrir um negócio gratuitamente e até em 5 minutos, pela internet.

Os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha iniciaram as tratativas para implementação do Empresa Mais Simples, programa de simplificação da formalização de empresas, promovido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), que possibilita mais agilidade e desburocratização ao procedimento de abertura de negócios, de forma 100% digital e sem custos.

De acordo com o vice-presidente da Jucec, a previsão é que até fevereiro de 2024 o Empresa Mais Simples já esteja disponível para os municípios. “Nós estivemos com as prefeituras para intensificar os trabalhos e providências necessárias para implantação do programa na região do Cariri. A ideia é fomentar a economia local e proporcionar um ambiente de negócios mais favorável ao desenvolvimento da região”.

Atualmente, sete municípios já implantaram o Empresa Mais Simples – Sobral, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Baturité, Amontada e Eusébio. O programa é destinado a empresas de baixo risco – aquelas que possuem atividade que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por meio do programa, agora é possível formalizar um negócio em até 5 minutos no Ceará.

Abertura de empresas no Cariri

A região do Cariri, de acordo com os dados da Jucec, apresentou 7.574 empresas registradas no período de janeiro a novembro de 2023, o que representa um saldo positivo de 2.619 empresas abertas ao longo do ano. Dentre o quantitativo desse período, se destacam os municípios de Juazeiro do Norte, com 3.450 registros, seguido por Crato, com 1.236 novas empresas, e Barbalha, com 532 constituições.