Governo do Ceará realiza avaliação de programas e ações voltadas à segurança pública

26 de dezembro de 2023 - 16:48 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Realizar a avaliação dos principais programas e projetos que impactam na segurança pública do Ceará e planejar as ações e ajustes necessários para 2024. Esses foram os objetivos da reunião realizada, nesta terça-feira (26), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. O encontro, coordenado pelo governador Elmano de Freitas, analisou o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), as Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) e os principais indicadores criminais do estado, como os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs).

Também foram discutidas ações transversais que envolvem as secretarias da Educação (Seduc), da Proteção Social (SPS), do Esporte (Sesporte) e da Cultura (Secult).

O governador iniciou a reunião fazendo um balanço dos avanços conquistados neste primeiro ano de gestão. “Fiz questão de estar aqui com a cúpula da Segurança Pública do Ceará para discutir sobre estratégias e avaliar as ações já em desenvolvimento no combate às ações criminosas em nosso estado. Este ano de 2023 chega ao fim com várias ações na área e com a garantia de continuar trabalhando ainda mais em 2024. Para reforçar o efetivo, convoquei 714 policiais civis, 79 profissionais da Pefoce e 1.313 policiais militares. Neste ano, os comandos das Forças de Segurança passaram a atuar no Cisp com objetivo de garantir um trabalho mais integrado no combate à violência. Entreguei ainda mais sete bases do CPRaio, totalizando 75 em todo o estado. Em 2024, continuaremos com o compromisso de garantir segurança para todas e todos os cearenses”, ressaltou.

Análise e planejamento

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, terminar o ano fazendo essa análise é essencial para planejar as iniciativas necessárias para obter resultados ainda melhores em 2024. “Trabalhamos, estrategicamente, nos locais mais complicados, onde as manchas criminais aparecem mais fortes. Mapeamos o que há de presença do Estado nessas áreas, seja com as forças de segurança ou outros tipos de equipamentos, como unidades de saúde ou escolas. A partir disso, e junto com as demais áreas do Governo, planejamos aumentar ainda mais a presença do Estado para continuar reduzindo os índices”, ressaltou.

Durante a reunião, o titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa, apresentou os indicadores de CVLIs e CVPs do Ceará e de Fortaleza, mostrando mapas com as manchas criminais onde é necessária uma maior atenção do poder público. Já a coordenadora do PreVio e assessora da Vice-Governadoria, Carla da Escócia, apresentou os trabalhos realizados pelo programa nos dez municípios que são atendidos pela iniciativa – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Itapipoca, Iguatu e Quixadá.

A reunião contou também com as presenças do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales, e dos titulares dos órgãos vinculados à SSPDS – o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto. Também estiveram presentes o secretário de estado chefe da Casa Civil, Max Quintino; a secretária da Educação, Eliana Estrela; a secretária da Proteção Social, Onélia Santana; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; e a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca. Participaram ainda: o diretor de Planejamento e Gestão Interna da PCCE, Otávio Coutinho; o diretor de Planejamento e Gestão Interna da PMCE, coronel Jorge Costa; o diretor de Planejamento e Gestão Interna do CBMCE, coronel Manoel Helder de Miranda; e a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce, Manuela Cândido.