PGE-CE avança na implantação do Programa Cientista Chefe

20 de janeiro de 2024 - 10:24 # # # #

Ascom PGE - Texto e foto

Reunião realizada na PGE-CE para estreitar diálogo entre pesquisadores e equipe da Procuradoria-Geral

Pesquisadores integrantes do Programa Cientista Chefe, procuradores do estado e assessores das setoriais da PGE-CE dialogaram sobre sugestões de otimização de fluxos por meio de automação/ automatização. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 19 de janeiro, foram discutidas ideias que podem contribuir para o trabalho realizado pelas equipes da PGE-CE e do Cientista Chefe.

Com essa escuta, os pesquisadores puderam entender melhor os fluxos internos da PGE-CE para, posteriormente, apresentar soluções que consigam facilitar o trabalho realizado pela Procuradoria-Geral. Reunião semelhante será realizada na próxima sexta, 26, com integrantes de outras setoriais.

A iniciativa é fundamentada na aplicação de Inteligência Artificial para explorar dados estruturados e semiestruturados com objetivo de prover métodos, técnicas e ferramentas que possam contribuir com uma atuação mais ágil, acessível e conectada com a realidade social na instituição.

Mudanças

Entre outras mudanças, o programa permitirá que recursos linguísticos e computacionais desenvolvidos em etapa anterior sejam ampliados e aprimorados para extrair informações estruturadas de textos. A finalidade é oferecer um suporte mais eficiente às decisões dos procuradores do estado do Ceará.

A gestão da Procuradoria-Geral vem concretizando medidas para ampliar a eficiência e gerar resultados ainda melhores para a população cearense. Por meio do programa Cientista Chefe, academia e governo estão unidos na busca de soluções para a gestão pública.

O resumo do projeto explica que trabalho a ser realizado “compreende a capacidade de buscas em documentos específicos da PGE-CE, como petições, pareceres jurídicos e outros registros relacionados a processos em andamento, e se estenderá à identificação de informações em documentos e licitações da Procuradoria, tornando o processo de pesquisa e análise mais completo e abrangente”. Dessa forma, tarefas que envolvem automação por meio de robotização estão no escopo do projeto e serão aplicadas às ações rotineiras da Procuradoria.

Como funciona o programa

Por meio do Programa Cientista Chefe academia e governo estão unidos na busca de soluções. Desde o segundo semestre de 2023, foram realizadas reuniões na PGE-CE para viabilizar o projeto, com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Inovação, eficiência e efetividade estão entre os valores da PGE-CE. Com base nesses princípios, a gestão da Procuradoria-Geral vem concretizando medidas para ampliar a eficiência e gerar resultados ainda melhores para a população cearense.

A equipe de pesquisadores que integra o Programa Cientista Chefe é liderada por profissionais selecionados com base em critérios como produção científica e ligação com instituições de pesquisa de alto nível, trabalha em órgãos estratégicos do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que beneficiem a população e melhorem os serviços públicos.