Obras de arte produzidas por jovens do Centro de Semiliberdade de Sobral homenageiam TJCE

1 de fevereiro de 2024 - 16:50 # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

Em uma celebração pelos 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, ocorreu no início desta semana, a inauguração do 2º Juizado Especial Cível e Criminal no município de Sobral. O desembargador Dr. Abelardo Benevides Moraes, presidente do TJCE, marcou presença nesse evento especial, destacando a importância desse marco histórico.

Durante a visita do ilustre magistrado, a direção do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Sobral proporcionou um momento especial ao presentear obras de arte (pinturas e cordéis elaborados com talento e criatividade pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Semiliberdade), além de “obras com as mãos” confeccionadas por jovens da Unidade de Acolhimento Domiciliar. Todos os trabalhos dedicaram homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. As obras foram entregues ao presidente do Tribunal pela juíza titular da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral, Kathleen Nicola Kilian. A supervisão foi do professor Gílson Teixeira Silva.

Essa iniciativa destaca o potencial artístico e a resiliência dos jovens em cumprimento de medida. Estiveram presentes na solenidade, além do desembargador Abelardo Benevides, os seguintes magistrados: juiz Antônio Carneiro Roberto (titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal); Kathleen Nicola Kilian, juíza titular da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral; juiz Aldenor Sombra de Oliveira (Diretor do Fórum da Comarca de Sobral); Dr. Marcelo Roseno, juiz auxiliar da presidência.

Presentes à Promotoria

Em outro memento significativo, as pinturas produzidas pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Sobral foram entregues à Dra. Marina Romagna Marcelino, Promotora de Justiça, no prédio das Promotorias de Justiça de Sobral. Para a diretor da unidade, Sérgio Roberto, é motivo de muita alegria saber que as produções artísticas dos socioeducandos estão ganhando visibilidade e ocupando novos espaços: “Acreditamos na arte como uma potente ferramenta de transformação social, um caminho para mudanças de trajetórias”, ressaltou Sérgio.