Colocação de marcos finalizam medição da terra indígena Jenipapo-Kanindé em Aquiraz

6 de fevereiro de 2024 - 14:48 # # # #

Júlia Lopes - Ascom Idace - Texto

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com o apoio da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince), iniciam a instalação dos marcos da Terra Indígena Lagoa da Encantada, do Povo Jenipapo-Kanindé, localizada em Aquiraz, nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, às 9h.

O marco histórico simboliza um passo significativo para a comunidade indígena e para a regularização fundiária na região. A Terra Indígena Lagoa da Encantada é a primeira das quatro terras indígenas que são objeto do Acordo de Cooperação Técnica entre Funai e Idace, anunciadas a ter seu processo de demarcação física completamente finalizado.

A ação conjunta entre o Idace, a Funai e a Sepince demonstra o compromisso das instituições em garantir os direitos territoriais das comunidades indígenas e promover a segurança jurídica das terras ancestrais.

Este marco representa não apenas a conclusão de um longo processo de medição, mas também abre caminho para a consolidação de políticas públicas que visam a preservação dos territórios indígenas e o fortalecimento das comunidades tradicionais.