Cagece se destaca em campanha de arrecadação de lacres recicláveis

10 de fevereiro de 2024 - 08:01 # # # # #

Ascom Cagece - Texto

Por meio da campanha “Eu ajudo na lata”, liderada pelo Instituto Unimed Fortaleza, empresas como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e outros parceiros se mobilizam para comprar equipamentos de acessibilidade e doá-los para instituições que atendem pessoas com mobilidade reduzida no Ceará. A ação acontece a partir da arrecadação de lacres metálicos de latinhas que são vendidos para a reciclagem e o valor é revertido na compra dos instrumentos de locomoção para aqueles que mais precisam.

Em 2023, a Cagece foi a segunda empresa que mais contribuiu com a doação de lacres metálicos para a 11ª edição da campanha “Eu ajudo na Lata”, promovida pelo Instituto Unimed Fortaleza, ficando atrás apenas da Assembleia Legislativa do Ceará, que garantiu o destaque em primeiro lugar no ranking de 2023. No total, mais de 500 quilos de lacres foram doados e vendidos para a reciclagem, com a cooperação de parceiros internos e externos da Unimed Fortaleza.

De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza e do Instituto Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, a campanha “Eu ajudo na lata” trata-se de uma estratégia ESG liderada pela Unimed Brasil, que ocorre em todo o país, e tem como foco reduzir impactos ambientais, beneficiar pessoas carentes e ampliar boas práticas administrativas nas empresas parceiras. “A Unimed vive atualmente muito essa vibe de se juntar as grandes empresas para dar o retorno que a sociedade merece. Somos uma cooperativa e quando realizamos projetos sociais por meio de parcerias como essa, temos certeza que estamos cumprindo os nossos princípios do cooperativismo. Quero agradecer demais as nossas parcerias e estamos muito honrados com a proposta e os resultados”, afirmou.

Na Cagece, a campanha conta com a sensibilização e a criatividade da Gerência de Meio Ambiente (Gemam) e da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris) para incentivar a participação dos colaboradores na ação interna da companhia chamada “Lacre Solidário”. Por meio de uma gamificação e a oferta de brindes, o trabalho deverá se intensificar neste ano em todas as unidades de negócio da companhia.

“Neste ano pretendemos dar uma nova roupagem e atualizar as regras, assim como os brindes produzidos pelo programa Reciclocidades, como forma de incentivar ainda mais os colaboradores a participarem dessa corrente do bem, que além de ajudar o meio ambiente dando uma destinação segura aos resíduos, ajuda a pessoas com dificuldade de locomoção”, afirma Mônica Teles, engenheira ambiental da Cagece.

Além da Cagece e da Assembleia Legislativa do Ceará e outros parceiros externos, a campanha liderada pelo Instituto Unimed Fortaleza na capital cearense conta com a cooperação de parceiros internos da própria cooperativa, como clínicas, laboratório e hospital.