Escola de Gastronomia Social realiza mostra de cultura alimentar em março

1 de março de 2024 - 16:07 # # #

Ascom EGSIDB - Texto e Fotos

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, nos dias 5, 6 e 7 de março, a IV Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. A programação contará com uma série de atividades abertas ao público, mediante inscrição gratuita.

As aulas e oficinas abordarão ingredientes da cultura alimentar cearense em receitas criadas pelos alunos dos cursos profissionalizantes. Entre 2023 e 2024, 280 estudantes concluíram as formações em Confeitaria, Panificação e Cozinha Básica. Para se ter uma ideia, jaca, peixe guarajuba, jambu e hortaliças tradicionais produzidas na sede da Escola são alguns dos itens que estarão presentes nas produções.

A cultura alimentar do Ceará também é destaque nos resultados das pesquisas realizadas no 6º Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social. Os proponentes Joélho Caetano, Anailton Fernandes e Thiago Tavares apresentarão tecnologias sociais envolvendo a produção de um sorvete feito à base de mandioca, com crocante de farinha doce com rapadura, coco e manteiga de garrafa; a qualificação do processamento de peixes com pescadores do Serviluz e um Mapa da Cultura Alimentar do Ceará.

Selene Penaforte, superintendente do equipamento, afirma que o propósito da Escola, enquanto instituição pública e inclusiva, é o de oferecer formações gratuitas que estimulem o protagonismo cultural e social de jovens, homens e mulheres por meio da cultura alimentar e gastronomia. “Trabalhamos com ações objetivas em prol do crescimento do público que busca nas formações oferecidas possibilidades de se organizarem e de criarem seus próprios caminhos”, destaca Selene.

Nos dias 5 e 6 (terça-feira e quarta-feira), o evento começa, às 13h30, com oficinas gastronômicas. Já no dia 7 (quinta-feira), a programação inicia com a mesa redonda “Cultura alimentar: pesquisa e prática” com Raul Lody (PE), Patty Durães (SP) e Ivan Prado (CE). Nos três dias, o público interessado deve chegar ao local às 13h para inscrição e credenciamento por ordem de chegada.

Sobre a Escola – Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto, é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos de longa e curta duração, que acontecem dentro da Escola e em comunidades pelo Ceará. O nome da Escola é uma referência ao empresário Ivens Dias Branco (em memória), do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Governo do Ceará, em uma parceria público-privada.

Agende-se

4ª Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar
Dias 05, 06 e 07 de março – Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Inscrição e credenciamento por ordem de chegada antes de cada atividade. Os interessados poderão solicitar certificado de participação.
Endereço: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza-CE. Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091| Instagram: @escolagastronomiasocial | site: www.gastronomiasocial.org.br

Programação detalhada

05/03/24, terça-feira

13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada
13h30 às 18h – Oficinas gastronômicas para apresentação de resultados dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2
Local: Cozinhas pedagógicas

Cozinha

14h10 – Odisseia Cearense – Entre serra e sertão (Nhoque de macaxeira com ragu de jaca, crocante de coco e azeite de hortaliças tradicionais)
15h15 – Capitão da Terra (Polpetone de Feijão com molho de tomate e bertalha e purê de batata doce)
16h10 – Titã do Farol (Rondelle de Guarajuba)
17h15 – Barca de 03 malhos (Barquete de beiju, com guarajuba e maionese de jerimum)

Panificação

13h45 – Um sol para cada um (Massa semi folhada de carnaúba com recheio de carne de sol de carneiro e queijo coalho)
14h40 – Pão de Vinagreira (Pão vegano de vinagreira, chutney de tomates e pesto de jambu)
15h30 – Já quero (Pão brioche com hambúrguer de carne de jaca)
16h30 – Malvadão (Brioche de Malva com Geléia de Frutas Amarelas)

Confeitaria

14h – Brigarida – (Brigadeiro explosivo de tomate com manjericão e coco)
15h – Alfajor Martins e Iracema (Alfajor artesanal de aproveitamento total da goiaba com creme de queijo coalho)
16h – Bombom Nordestino (Tradicional cuscuz com queijo em forma de bombom)
17h – Surpresa de Siriguela (Bombom entremet de siriguela)

Terraço

16h – Roda de conversa “Políticas para formação e pesquisa em cultura alimentar e gastronomia social”, com Selene Penaforte (EGSIDB), Marina Araújo (Mercado Alimenta CE) e Ricardo Elesbão (Embrapa Alimentos e Territórios)
17h – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Laboratório de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “O Mar está para peixe – um pescado de qualidade no Serviluz”
Proponente/Mentor: Anailton Fernandes (Fortaleza) e Rodolfo Vilar (Sp)

06/03/24, quarta-feira

13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada
13h30 às 18h
Oficinas gastronômicas para apresentação de resultados dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2
Local: Cozinhas pedagógicas

Cozinha

14h10 – Croquejuba (Croquete de cebola roxa de guarajuba com purê de batata doce, vinagreira e picles de cebola)
15h15 – O olho do mar (Bolinha de massa de tapioca com chutney de siriguela)
16h10 – Calor do Mucuripe (Bolinho de polvilho e guarajuba com geleia de palma)
17h15 – Guaramar Nordestina (Panqueca de hortaliças tradicionais com recheio de Guarajuba e molho de jerimum sem lactose)

Panificação

13h45 – Potiguara (Pão de pimenta de cheiro com camarão ao molho de queijos)
14h40 – Tucupato (Focaccia de tucupi e folha de siriguela com recheio de pato no tucupi e siriguela desidratada)
15h30 – Canapain (Pão italiano de caldo de cana com carne de charque, queijo coalho cozido, molho picante e vinagrete de hortaliças tradicionais)
16h30 – Macajuba (Pão de macaxeira com queijo coalho e hambúrguer de guarajuba)

Confeitaria

14h – Macamum (macaron com aproveitamento integral do jerimum)
15h – Mangarindo (Sobremesa zero açúcar de frutas amarelas com geleia de manga e tamarindo)
16h – Surpresa Jeri Defumada (Bolinho de arroz doce, com doce de jerimum defumado e creme de queijo coalho)
17h – Santa Mamolina (Sobremesa vegana – carolinas de batata doce com recheio de mamão e coco, fondant de capim-santo)

Terraço

16h – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Lab. de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “Sorvete Caetanos – a força da farinhada no Quilombo”
Proponente/Mentor: Joélho Caetano (Conceição dos Caetanos – Tururu) / Bruno Modolo (CE)
17h30 – Apresentação de resultados da 6ª Edição do Lab. de Criação e exibição de vídeo documentário sobre a pesquisa “Mapa da Cultura Alimentar do Ceará”
Proponente/Mentores: Thiago Tavares (Fortim) / Raul Lody (PE), Patty Durães (SP).

07/03/24, quinta-feira

13h – Inscrição e Credenciamento por ordem de chegada
14h – Mesa-redonda “Cultura alimentar: pesquisa e prática”, com Raul Lody (BA), Patty Duraes (SP) e Ivan Prado (CE). Mediação: Vanessa Moreira – EGSIDB
Local: Terraço
16h30 – Pausa para o café
17h – Entrega dos certificados para os alunos dos Cursos Profissionalizantes – Turma 2023.2