Mulheres celebram 8 de março com samba e roda de conversa na SDA

9 de março de 2024 - 09:49 # # # # # #

Ascom SDA - Texto e Fotos

Ao som do grupo Essas Mulheres, servidoras e colaboradoras da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) celebraram o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8). O evento reuniu as mulheres das vinculadas à SDA, Central de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), e do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS – Projeto São José.

O dia começou com um café da manhã especial. A assistente técnica do Projeto São José, Isabelle Medeiros, aproveitou o momento para celebrar e reforçou a importância do debate sobre o protagonismo feminino. “Foi um momento muito importante de celebração. Nós todas da SDA aqui reunidas. Acredito que não apenas hoje é o nosso dia, todos os dias podemos ecoar nossa voz, força e empoderamento diante das situações das nossas vidas. Nosso lugar é onde a gente quiser”, frisou.

O encontro contou também com uma roda de conversa com o tema “Sou mulher e meu lugar é onde eu quiser”, com as presenças da professora e doutora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gema Galgani, a secretária executiva de Igualdade Racial, Martír Silva, e com a professora do IFCE de Crateús e do setor de Educação do MST, Lourdes Vicente. O bate papo foi mediado pela titular da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) da SDA, Rocicleide Silva.

“Hoje é muito importante porque é o dia em que as mulheres se colocam para a sociedade para mostrar sua resistência, capacidade de luta, de atuar na sociedade com protagonismo. Quero parabenizar a SDA por reunir todas as mulheres para que elas possam apontar e apresentar não só sua fala, mas sua força e agir na sociedade para transformá-la”, salientou a professora Gema Galgani.

No hall do auditório da SDA, o público conferiu exposição de biografias de mulheres que revolucionaram o Ceará, o Brasil e o Mundo. No fim, as mulheres foram presenteadas com um hidrante e protetor labial.

Tempo de celebrar

O evento “Mulher, sua voz fortalece” foi um momento de festejar. Servidora de carreira da SDA por 40 anos, a agente de administração Geyla Martins pontuou que o evento foi uma partilha de afetos. “No Dia da Mulher, estamos aqui prestigiando e comemorando ao lado de colegas e amigas que fazem o nosso dia a dia. Hoje também é motivo da gente se encontrar e diminuir a saudade das nossas companheiras. Parabéns pelo nosso momento”, festejou.

Há 30 anos na SDA, a copeira Silvania Silva elogiou a festa. “Me sinto maravilhada por ter um evento desses para celebrar. É muito importante para nós, mulheres guerreiras, de luta, mães, filha, vó, tias. É tempo de celebrar todas do sistema SDA”, finalizou.