Sefaz-CE realiza aula inaugural de Educação Fiscal em curso da EGPCE
15 de março de 2024 - 16:43 #aula inaugural #educação fiscal #EGPCE #SEFAZ
Ascom Sefaz - Texto
79 escolas cearenses adotaram a disciplina como eletiva em 2024
O Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), realizou, nessa quarta-feira (13), a aula inaugural do curso para professores responsáveis pela Unidade Curricular Eletiva (Uce) de Educação Fiscal das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).
A fala de boas-vindas, feita pela coordenadora de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária, Najla Cavalcante, reforçou a importância de fortalecer as relações existentes entre as três instituições estaduais em prol da educação fiscal, alcançando e aproximando a temática do público que compõe a faixa etária escolar. “Contem com a Sefaz nesse movimento de estar junto com a educação, com as escolas”, destacou.
O momento foi conduzido pela gestora do Nucif, Clarissa Barroso. Intitulada “Educação Fiscal: concepções e estratégias para aplicar em sala de aula”, a palestra apresentou os principais tópicos que serão abordados ao longo do curso e contou com a participação de professores da rede estadual de ensino, os quais serão facilitadores da disciplina eletiva neste ano.
Durante a explanação, Clarissa incentivou os docentes a desenvolverem projetos nessa área, pontuando a participação cidadã como elemento essencial para mudanças sociais efetivas. “Esses programas educativos, preventivos, existem justamente para aproximar a Sefaz dos contribuintes, para estar mais perto das empresas e dos cidadãos… É importante que os estudantes se sintam parte integrante desse processo, porque eles também são os grandes beneficiados”.
Formação cidadã
O estado do Ceará possui 367 EEMTI. Dessas, 79 adotaram a Unidade Curricular Eletiva de Educação Fiscal, representando 21,52% do total.
A motivação para o engajamento entre educadores e fazendários tem como objetivo a entrega de ações de impacto social. A orientadora da Célula de Desenvolvimento da Educação em Tempo Integral (Cedti) da Seduc-CE, Daniela Bezerra, enfatizou que a intenção de formar esses professores em um semestre é “oportunizar uma reflexão significativa para compreender e entender qual o papel dos tributos para o exercício da cidadania”.
Representando a EGPCE, Josinelde Coelho da Silva falou sobre o êxito da colaboração entre as equipes dos três órgãos estaduais. “A EGPCE tem o maior carinho por essa ação, fazemos questão de estarmos sempre juntos e sendo parceiros”.