Fruto de parceria entre o PReVio e a Defensoria Pública, o projeto “Minha Escola Ensina Direitos” é lançado

28 de março de 2024 - 09:29 # # #

Ascom PreVio - Texto e Infografia

Capacitar líderes estudantis sobre direitos e estimulá-los a atuar como multiplicadores de informações essenciais para a garantia da cidadania plena. O Projeto “Minha Escola Ensina Direitos”, lançado nessa quarta-feira (27), nasce de uma proposição conjunta do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) e da Defensoria Pública (DPCE), visando minorar a violência no ambiente escolar através de metodologias ativas que favoreçam o conhecimento de direitos e da rede de proteção a crianças, adolescentes e jovens.

Papeis complementares: enquanto a Defensoria Pública promove o acesso à justiça e tem como uma de suas atribuições a difusão dos direitos individuais e coletivos, o PReVio contribui para uma atuação assertiva, ao identificar públicos e territórios mais vulneráveis. Também é inerente ao Programa atuar como articulador, propondo o monitoramento das atividades entre instâncias de governança instituídas.

A partir de abril, o projeto “Minha Escola ensina Direitos” chega inicialmente em escolas públicas de três dos 10 municípios priorizados pelo PReVio para ações de prevenção à violência: Maranguape, Itapipoca e Fortaleza. A expectativa comum é que as comunidades escolares atendidas possam identificar possíveis violações de direitos e atuar de forma colaborativa na resolução dos problemas.

Nove temas serão tratados nos encontros com os/as defensores/as: atuação da Defensoria; bullying e cyberbullying; abuso sexual; direitos da infância e trabalho infantil; violência de gênero; saúde mental e suicídio; direitos humanos: racismo, xenofobia, homofobia e transfobia e violações contra pessoas com deficiência; direito à defesa: segurança pública e cidadania; e direitos do consumidor: golpes e alertas.

Para a Assessora de Prevenção à Violência, Carla da Escóssia, a parceria com a Defensoria vem afirmar a promoção e defesa dos direitos de grupos sociais em condição de vulnerabilidade. Entendendo a escola como espaço estratégico para a construção de relações sociais pacíficas, considera que debater e prevenir comportamentos violentos será fundamental para contribuir com a construção da cultura de paz no ambiente escolar.