CGE participa do Seminário Formativo: Aprimoramento das Ações Afirmativas na Modalidade de Cotas Raciais

12 de abril de 2024 - 10:34 # # # #

Ascom CGE, com informações Ascom Seir - Texto
Ascom Seir - fotos

O evento foi promovido pela Secretaria da Igualdade Racial (SEIR) e teve como foco as políticas afirmativas e o papel das bancas de heteroidentificação

Profissionais da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participaram, na última quarta (10) e nesta quinta-feira (11), do Seminário Formativo: Aprimoramento das Ações Afirmativas na Modalidade de Cotas Raciais. O evento foi promovido pela Secretaria da Igualdade Racial (SEIR) e teve como foco as políticas afirmativas e o papel das bancas de heteroidentificação.

O seminário foi idealizado em resposta à demanda dos órgãos e entidades estaduais para o assessoramento ao processo de cotas raciais e a formação de bancas de heteroidentificação utilizadas nos concursos e seleções públicas para estagiários, promovidos pelo Governo do Estado do Ceará.

O secretário de Estado Chefe da CGE, em exercício, Marcelo Monteiro, também participou do Seminário e falou sobre o impacto da ação nas atividades da CGE. “O Seminário da Secretaria da Igualdade Racial nos proporcionou uma compreensão histórica, econômica e social do racismo no Brasil e apresentou informações práticas para a estruturação das bancas de Heteroidentificação Étnico Racial dos processos de concursos e seleção de pessoal, inclusive estagiários”.

Além do gestor da CGE, estiveram presentes na ocasião a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, que foi a anfitriã do evento, a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, o procurador Geral Executivo de Consultoria e Contencioso Tributário, André Luiz Machado, e a delegada de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual, Illa Timbó.

O evento teve lugar no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, e contou com a participação de profissionais de diversos órgãos e entidades estaduais.