Articulação dos espaços culturais da Secult Ceará, projeto ‘Porto MIS CinéFabrique’ seleciona estudantes de cinema do estado para formação com escola francesa

14 de abril de 2024 - 09:37 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Ascom Porto Iracema das Artes e Tiago Stille - Casa Civil - Fotos

Porto Iracema das Artes, Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE) e Escola Superior de Cinema CinéFabrique (FRA) realizam este intercâmbio. Participantes terão aulas sobre criação de roteiro e dois curta-metragem serão filmados em parceria com alunos da instituição francesa

Janela para o mundo, sinônimo de entretenimento e cultura. O cinema e as inúmeras ramificações do setor audiovisual compõem uma indústria que gera emprego e renda. Qualificar profissionais, incentivar o setor e criar parcerias são algumas das estratégias em constante desenvolvimento pelo Governo do Ceará.

>>> Ceará em Cannes: ‘Motel Destino’ de Karim Aïnouz é indicado à Palma de Ouro e evidencia o trabalho das políticas públicas em cultura no estado

Por meio da articulação dos espaços culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), acontece o “Porto MIS CinéFabrique”. Com inscrições até 14 de abril, a iniciativa é uma parceria da Escola Porto Iracema das Artes, Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE) e a Escola Superior de Cinema CinéFabrique (FRA).

10 projetos serão selecionados. Dentre os critérios de participação é preciso ser cearense (ou ter residência comprovada no estado há três anos) e estar regularmente matriculado em cursos de graduação e/ou formação continuada (mínimo de 160 horas) em cinema e audiovisual.

As pessoas participantes terão aulas no “Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção”, da Escola Porto Iracema das Artes. Após esta etapa formativa, dois entre os roteiros inscritos serão produzidos. As filmagens acontecem em intercâmbio com alunos da instituição francesa. Realizadores e realizadoras finalizarão o filme na França.

É a primeira vez que o programa internacional “Cine Nomad School”,da CinéFabrique, é realizado na América do Sul. A Porto Iracema conta com um tira-dúvidas para quem deseja participar desta importante ação em do audiovisual cearense.

Como funciona a seleção?

O processo seletivo acontece em duas fases entre os dias 15 e 19 de abril de 2024. Inicialmente é realizada análise dos projetos inscritos (com resultado a ser divulgado em 16 de abril).

Na segunda fase (entre 17 e 18 de abril) serão realizadas as entrevistas presenciais na sede da Porto Iracema das Artes. Os 10 projetos selecionados serão anunciados no dia 19 de abril, com o início das atividades programado para 22 de abril.

Comprovar formação e experiência em roteiro de curta também conta no processo. Aqui, a pessoa candidata pode apresentar certificado ou declaração de cursos realizados, disciplinas estudadas na graduação ou eventuais participações em roteiros de projetos audiovisuais.

Como é o projeto?

A partir dos roteiros selecionados, acontece a primeira etapa do “Porto MIS CinéFabrique” com o “Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção”. As aulas serão ministradas por profissionais de referência na cena audiovisual.

Voltada a orientar e desenvolver os projetos selecionados, a formação é dividida nos módulos “Pesquisa” (com Natália Maia e Samuel Brasileiro), “Estrutura e Personagem” (ministrado por Wislan Esmeraldo), “Escrita de Roteiro” (Déo Cardoso) e “Preparação para Pitching (Natália Maia e Samuel Brasileiro). A Porto Iracema das Artes disponibilizou a ementa do curso para consulta online.

O número mínimo de participantes no Ateliê por projeto é 2, diretor (a) – roteirista e montador(a). O máximo é 3, caso o grupo inclua um corroteirista. Além de diretor, montador e roteiristas, podem ser incluídas na equipe duas pessoas, na fase de produção.

Com o término deste processo no Ateliê, os 10 roteiros finalizados serão apresentados em um pitching para seleção dos dois curtas que serão produzidos por meio do programa Porto MIS CinéFabrique. A realização dos curtas ocorre entre junho e julho de 2024.

Cada equipe de filmagem será composta por cinco estudantes da CinéFabrique e cinco estudantes do projeto contemplado (incluindo diretor/a e montador/a). Com foco na experimentação técnica e intercâmbio cultural, o objetivo do trabalho é aproximar os participantes, incentivar a criação coletiva e o compartilhamento de experiências e visões de mundo.

O programa contempla, ainda, a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na sede da CinéFabrique, em Lyon, para a montagem dos filmes. As despesas de deslocamento e hospedagem das pessoas beneficiadas são de responsabilidade das instituições parceiras.

Investir no audiovisual

Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique possui um quadro de formadores com reconhecimento no mercado. Oferece, além das graduações nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, cursos de curta duração como o desenvolvido no Ceará.

O intercâmbio com esta referência internacional ilumina a política pública cultural desenvolvida no Ceará por meio da Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará (Rece). É resultado da articulação entre Porto Iracema das Artes e Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE), espaços da Secult Ceará geridos em parceria, respectivamente, com os Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte.

“Essa política possibilita um avanço no setor, qualificando ainda mais e criando novos repertórios para nossos agentes culturais”, afirma a secretária da Cultura, Luisa Cela. A união destes equipamentos fortalece a formação de projetos e profissionais da cultura.

“O audiovisual cearense vem sendo referência não só no Brasil, mas também em festivais internacionais. Com essa parceria, reforçamos a experiência dos realizadores e das realizadoras cearenses, que vão ter a oportunidade de não apenas participar de uma formação de qualidade, mas também ter uma vivência em outros territórios”, conclui Luisa Cela.

Segundo a diretora da Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe, a iniciativa aprofunda a internacionalização das ações da instituição mantida pelo governo estadual. “A parceria com a Cinéfabrique insere-se nesse novo momento das políticas culturais do País, uma retomada das relações internacionais. A Porto Iracema das Artes, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, inicia a aproximação com esse projeto de formação, centrado em um precioso encontro de culturas”, finaliza a gestora.

Serviço:

Projeto Porto MIS CinéFabrique
Inscrições de 3 a 14 de abril neste link
Vagas: 10 projetos de curta-metragem
Processo seletivo: 15 a 19 de abril de 2024
Divulgação do resultado da primeira etapa: 16 de abril de 2024
Entrevistas: 17 e 18 de abril
Divulgação do resultado: 19 de abril de 2024
Início das atividades: 22 de abril