Governador Elmano de Freitas anuncia resolução sobre impasse da realização do Fortal
22 de maio de 2024 - 14:49 #Fortal #live #Resolução #segurança #turismo
Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Junior e Helene Santos - Casa Civil - Fotos
Mais diálogo em prol do povo cearense. O governador Elmano de Freitas realizou, nesta quarta-feira (22), mais um bate-papo semanal com os cearenses para prestação de contas da administração estadual e responder perguntas da audiência. Durante a transmissão, o governador destacou a solução para o impasse sobre a realização do Fortal e reforçou os impactos positivos do programa Meu Celular.
Impacto no turismo e economia
Sendo um dos assuntos de maior repercussão no momento e um evento que impacta diretamente o turismo e a economia do estado, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Articulação Política, em colaboração com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), intermediou as negociações para o local de realização da 31ª edição do Fortal.
“Tínhamos um polêmica envolvendo o novo local de realização do Fortal, envolvendo no projeto derrubada de árvores, o que não é bom em nenhum momento. Do outro lado, temos um evento que é muito importante para a cidade, traz turistas do país inteiro. Cerca de 3 mil pessoas trabalham nesse evento. Restaurante, hotel, taxista, uber, mototaxista, toda a cadeia do turismo se movimenta por conta desse evento. Então, tomei a atitude de intermediar, e o Fortal continuará no terreno cedido pelo (grupo) M. Dias Branco, onde fica a Cidade Fortal”, explicou o governador Elmano.
Em meio à resolução do impasse, o Governo do Ceará também garantiu um importante efetivo policial para a área durante os dias de folia. “Me comprometi que iremos garantir um efetivo da Polícia importante para que não ocorra danos na área. Iremos garantir um evento importante para o turismo e a economia cearense. O nosso Fortal já é uma festa nacional”, complementou.
Programa Meu Celular
Desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos, o programa Meu Celular deu início à devolução dos aparelhos recuperados na manhã desta quarta-feira (22).
“Fiquei muito orgulhoso de chegar no Cisp e ter lá 113 pessoas para receber seus aparelhos de celular que elas não tinham mais esperança de recuperar. Já foram recuperados mais de 500 aparelhos. Hoje estavam sendo chamadas 150 pessoas que irão receber esse celular em mãos”, pontuou Elmano. “Vamos continuar as investigações para descobrir quem são pessoas que compram celular roubado e revendem, pois queremos quebrar essa cadeia do crime, de furto e de roubo de celular”, completou.
Elmano também reforçou a importância da população nesse trabalho. “Se você receber uma mensagem da SSPDS, dizendo que seu celular foi resultado de furto ou de roubo, vá na delegacia geral da Polícia Civil, no Centro. Você irá entregar apenas nesse local, que é um órgão do Governo [do Estado]. Fique ligado”, reforçou o governador. Neste primeiro lote de entrega serão devolvidos, aproximadamente, 300 aparelhos na Capital.
Solidariedade
O gestor estadual aproveitou o momento de bate-papo para atualizar a população sobre as ações do Estado em apoio ao Rio Grande do Sul, que passa por uma tragédia climática. O Governo do Ceará enviou, na última terça-feira (21), oito conjuntos de equipamentos bomba de água para ajudar no escoamento das enchentes do Rio Grande do Sul.
“Nossas bombas de escoamento têm a capacidade de retirar 4 mil litros de água por segundo, então essas bombas estão chegando no Rio Grande do Sul para ajudar o povo gaúcho”, destacou. “Também mandamos dois técnicos da Cogerh, que têm experiência nessas situação. Nós também mandamos bombeiros e helicóptero nosso que já estão fazendo resgates”.
O governador aproveitou o momento para agradecer a corrente de solidariedade. “Eu quero agradecer e parabenizar ao nosso povo cearense que tem feito campanhas, que tem arrecadado alimentos. Quero agradecer as companhias aéreas que se disponibilizaram para levar as doações e a todos os envolvidos nessa corrente”, concluiu.
Resposta aos cearenses
Durante a sua 28ª live para conversar com os cearenses, o chefe do Executivo Estadual respondeu a Filipe, de Fortaleza, que questionou sobre como realizar denúncia de violência contra criança.
“É importante fazer a denúncia pelo Disque 100. A qualquer horário que você tiver informação sobre violência contra a criança pode denunciar, e ainda pode ligar para Casa da Criança e Adolescente, nos telefones (85) 3108-0500 ou (85) 98736-4088. Por esses números você irá fazer a denúncia, pois não podemos ter nenhum tipo de complacência com violência contra criança, mulheres, idosos. Temos que proteger nosso povo”, informou.
A fortalezense Susana Machado perguntou quando o serviço do Pet Ceará Móvel chegaria ao seu bairro, Henrique Jorge. “Minha amiga Susana, está pertinho de você. Inaugurei no Itaperi, e na semana seguinte já foi um para o Henrique Jorge. Agora, ele está no Pan-Americano e João XXIII”, pontuou o governador.
“É importante destacar que, nos Pet Ceará Móveis, além de consultas, estamos distribuindo para as famílias coleiras que protegem de carrapato e calazar, gratuitamente. Nós adquirimos 20 mil dessas coleiras. Também vamos também fazer o trabalho de castração para garantir saúde pública e o bem estar desses animais”, finalizou.