Aprovação recorde: 22.531 estudantes da rede estadual cearense ingressaram no Ensino Superior em 2023

6 de junho de 2024 - 12:45 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos
Yuri Leonardo - Casa Civil - Infografia

Números foram apresentados no lançamento do Enem Chego Junto, Chego Bem 2024 nesta quinta (6), em Fortaleza

No Ceará, 22.531 estudantes da rede estadual ingressaram em instituições públicas e privadas de Ensino Superior em 2023. Os números, que demonstram aprovação recorde, foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (6), no lançamento do Enem Chego Junto, Chego Bem 2024, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE), em Fortaleza. Estudantes, professores, secretárias de Estado e outras autoridades estiveram presentes.

O índice de aprovados tem apresentado um salto nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o número de aprovados foi de 18.529. O recorde anterior de aprovados tinha sido 21.217 em 2019.

“O sonho que esses estudantes têm [de ingressar no Ensino Superior] é também dos pais e dos amigos. Mas também é dos professores, dos gestores. Quando esses estudantes ingressam na universidade, também realizam o nosso sonho. Eu nasci em Baturité, tive que sair de casa aos 15 anos para estudar em Fortaleza, para cursar Direito na Universidade Federal do Ceará. Por isso, temos muito orgulho de acompanhar os passos dos nossos estudantes”, declarou Elmano de Freitas, reafirmando o compromisso com a universalização do ensino em tempo integral na rede estadual.

Um exemplo dos aprovados em 2023 é Karla Emanuelly Lima, de 17 anos, que hoje cursa o primeiro semestre em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC). Karla é egressa do curso de Informática na Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves, em Canindé.

“A minha dedicação vem desde que eu era criança. Eu acredito que a constância foi o meu diferencial. Um pouquinho sempre, mas sempre estava estudando”, ressalta. A recompensa, então, veio logo após o primeiro Enem. “Eu fui aluna do Enem Mix, usei a plataforma, fui uma das ganhadoras do concurso de redação Enem Chego Junto, Chego a Mil em 2023. E no final consegui ser aprovada no curso que eu desejava desde que eu me entendo por gente”, conta Karla.

Sempre acompanhando o esforço da filha, o vigia Cláudio Sousa, 51, fala do orgulho que sente. “É muito gratificante. Agradeço muito a Deus e sei que é mérito dela. Nós somos de uma família muito humilde, mas ela sempre foi estudiosa”.

Para Cláudio, é importante integrar escola e família no apoio ao projeto de vida dos estudantes. “É uma junção: aluno, escola e família. Não se consegue nada sozinho. Claro que tem que ter o apoio da escola, professores e diretores. Desde o porteiro que fica na entrada, o auxiliar de serviço que limpa a escola, os professores que passam os conteúdos, os diretores, é um conjunto”, complementa.

Também presente no lançamento, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, reiterou o papel dos profissionais para que essa melhoria dos resultados seja progressiva e contínua.

“Essa é a nossa missão: trabalhar no dia a dia para incentivar que os jovens continuem estudando. Agradeço às professoras, aos professores, por esse importante trabalho. E dizer aos estudantes que eles têm potencial. Nós acreditamos neles. Desejo que todos se inscrevam no Enem e não percam a oportunidade”, enfatizou Eliana Estrela, convocando para a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que encerra nesta sexta (7).

Enem Chego Junto, Chego Bem

Nesta sexta, também foi lançado o Enem Chego Junto, Chego Bem 2024. A iniciativa, desenvolvida desde 2012, mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Enem, cujas provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024.

A Seduc, portanto, desenvolve junto às escolas diversas ações ao longo de todo o ano letivo e contempla sete etapas: documentação; isenção da taxa; inscrição; motivação; preparação; #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior. A ação ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas.

Para Lilith Renata, 19, a rotina de estudos já está intensa. Ela, que faz a 3ª série na Escola de Ensino Médio Frei Policarpo, em Canindé, se prepara para cursar Educação Física ou Sociologia. “O Enem Chego Junto, Chego Bem vai me ajudar a abrir novos caminhos, tendo acesso aos conteúdos para que eu consiga estudar”, afirma.

Ampliar as possibilidades para alunos é um exercício fundamental, como aponta Alexandre Carvalho, 32, professor na Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Alenquer Fontenele, em Pindoretama.

“Às vezes, os alunos têm um pensamento muito limitado daquilo que é a realidade deles, e a gente tenta ampliar esses limites, essas barreiras. Colocar neles o pensamento de que eles podem chegar à universidade. O Enem Chego Junto, Chego Bem nos auxilia nesse processo, para que eles consigam entrar na universidade e possam vencer esse mundo”, conclui.